Quando todos pensávamos que era apenas uma tendência do Instagram, eis que a massagem facial prova que veio para ficar. Pode ser uma novidade por estas bandas, mas no Oriente é um ritual ancestral incorporado na rotina de Beleza de milhares de japonesas e coreanas. Não fossem elas as rainhas dos cuidados de rosto.

Com ou sem ferramentas, a massagem facial tem inúmeros benefícios e é impossível não ficar curiosa: afinal de contas, é um gesto tão simples e que tira apenas alguns minutos do seu dia.

Mas antes de começar, é importante que a pele esteja devidamente preparada: limpa e com o tónico aplicado. De forma a maximizar a experiência, faça também uma esfoliação do rosto, o que aumentará a absorção dos produtos colocados posteriormente. Não se esqueça do sérum, claro está.

Agora sim, a pele está ready para uma bela massagem e pode já colocar de parte o seu creme hidratante ou óleo facial.

#MirandaEmCasa: spa caseiro para recarregar as energias positivas
#MirandaEmCasa: spa caseiro para recarregar as energias positivas
Ver artigo

A massagem facial pode ser feita de manhã ou à noite. Ambos os momentos têm vantagens distintas. Se for feita ao acordar, ativa os sistemas sanguíneo e linfático, o que ajuda a diminuir o inchaço resultante de uma bela noite de sono (ou não).

Mas se preferir fazer ao deitar, fique sabendo que vai criar as condições perfeitas para que os produtos sejam melhor absorvidos durante a noite. Não é à toa que lhe chamamos "sono de Beleza". Tudo isto pode parecer avassalador, mas calma: é mais fácil do que parece, garantimos. E se para si a massagem facial diária pode ser um compromisso demasiado grande, tudo bem. Incorpore este passo no seu ritual semanal ou no seu dia de spa caseiro.

Os benefícios da massagem facial:

  • Previne as rugas e sinais de envelhecimento.
  • Ativa o sistema sanguíneo e linfático.
  • Dá luminosidade e vitalidade à pele.
  • Ajuda a descongestionar as toxinas da pele.
  • Diminui o inchaço,
  • Estimula a produção de endorfina (a hormona da felicidade).
  • Ajuda a esculpir o rosto.
  • Potencia a absorção dos produtos na pele.
  • Reduz a tensão e rigidez muscular.
  • Alivia o stress.
  • Melhora a textura da pele.

Como fazer uma massagem facial em 5 minutos:

  1. Aqueça a quantidade habitual de creme hidratante ou óleo facial na palma das suas mãos, por forma a estimular os ingredientes ativos.
  2. Aplique o produto em ambos os lados do rosto e comece a espalhar, sempre do centro do rosto para fora e em sentido contrário ao efeito da gravidade, tal como está exemplificado na imagem.
  3. Repita o gesto na testa e queixo, utilizando sempre a ponta dos dedos indicador e médio, uma mão seguida da outra, em movimentos fluidos.
  4. Reproduza o mesmo gesto, no mesmo sentido, mas agora começando no colo, subindo pelo pescoço e até ao maxilar, utilizando o espaço entre o polegar e o dedo indicador. Neste passo, é importante que siga a linha do osso do maxilar, com firmeza, de forma a ajudar a moldar o rosto.
  5. Repita os mesmos movimentos na face, agora utilizando o dorso da mão, de forma delicada mas firme ao mesmo tempo.
  6. Atenção! Seja extra-delicada na região do contorno dos olhos, visto que a pele desta zona é quatro vezes mais fina do que a do rosto.
  7. Agora que todos os seus músculos faciais estão exercitados, a circulação sanguínea a bom ritmo e o sistema linfático estimulado, com a palma da mão — ao estilo 'O Grito' de Edvard Munch — aconchegue todo o rosto, para que este receba o calor das suas mãos, e relaxe depois desta bela massagem.
Se quiser elevar a sua massagem facial ao próximo nível pode sempre utilizar uma das seguintes beauty tools:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.