Foi ao olhar para a enorme variedade de jade rollers (que como o próprio nome indica são feitos a partir de pedras de jade, um cristal que promete atrair sorte, amor e protecção) que nos apercebemos da enorme importância que estas pequenas pedras coloridas, coleccionadas e usadas por muitos com a finalidade de trazerem boas energias, começam a ter no mundo da beleza. Esta relação íntima entre o universo da cosmética e toda a cultura dedicada ao bem-estar espiritual tornou-se inevitável quando certas técnicas e terapias New Age (como é o caso da meditação e do reiki) se tornaram conhecidos por aliviarem o stress e a ansiedade.

Os cristais minerais, que constituem uma parte importante de certas técnicas de meditação e sempre foram associados à magia, têm vindo a tornar-se parte integrante de muitos produtos e marcas de cosmética, e à semelhança da beleza green ou cruelty-free, fazem parte de um conceito polarizante que une a filosofia de vida do consumidor ao próprio produto: afinal, a boa qualidade de um batom de pouco importa, se não concordarmos com os valores da marca que o produz.

Mas jade rollers à parte, onde podemos encontrar cristais na beleza? Um dos maiores exemplos é a Kora Organics, marca fundada pela modelo Miranda Kerr que tem como principal filosofia a união da beleza exterior ao bem-estar espiritual.

Um dos seus bestsellers é, literalmente, um quartzo rosa esculpido em forma de coração. O Rose Quartz Heart Facial Sculptor foi especialmente criado para esculpir e massajar o rosto, e promete estimular a circulação e reduzir o stress e a ansiedade, fazendo da rotina de beleza um momento mais relaxante e mindful. Na Skinlife Beauty Clinic, em Lisboa, este escultor é o elemento principal de uma massagem facial que promete libertar a tensão dos músculos e estimular a circulação.

A Kora Organics tem ainda disponível uma linha de iluminadores que contêm quartzo rosa, quartzo translúcido ou ametista em pó nas suas composições.

Outra marca que une a beleza aos cristais é a Själ, que desenvolve produtos de cuidados de rosto anti-ageing que incluem fusões de minerais e pedras preciosas. Toda a gama da marca funciona com os mais variados tipos de pele, e os produtos são livres de químicos. O Balans Deep Pore Cleanser, por exemplo, é um produto de limpeza para o rosto que conta com extracto de pérola, quartzo rosa e rodonite na sua composição.

Para quem procura máscaras de rosto com cristais, a Clarifying Mask da Tata Harper promete controlar a oleosidade da pele e acalmá-la, reduzindo quaisquer manchas. Além de todos os ingredientes naturais que fazem parte da sua composição - clorela hidratante, uma mistura de frutas que minimizam os poros e um trio de ácido salicílico para controlar a vermelhidão -, a máscara tem também micro cristais de quartzo que esfoliam suavemente a pele.

Se procura uma alternativa ao típico lip balm, este Aventurine Kiss Lip Serum da Odacité, rico em vitaminas C e E, CoQ10 e menta foi formulado para reduzir linhas verticais, prevenir a secura dos lábios e regenerá-los. O aplicador é feito de aventurina, um cristal que, além de garantir uma aplicação sempre fresca, é conhecido por trazer sorte e prosperidade.

A nível de séruns faciais, podemos encontrar cristais na fórmula do Rose Lifting Serum da marca de cuidados anti-ageing Omorovicza. A composição deste produto contém o sistema Hydro Mineral Transference da marca, que ajuda o sistema da pele a reconhecer e absorver ingredientes benéficos como vitaminas, minerais e peptídeos. Tem ainda infusão da água termal de Budapeste, camomila (que ajuda a relaxar os músculos faciais) e cristais de rubi, que reduzem as rugas e deixam a pele adiante. O resultado prometido? Uma pele mais firme e brilhante.

Sejamos, ou não, utilizadores regulares de cristais, estes e muitos outros produtos são prova de que os seus poderes parecem ir muito além da espiritualidade. No mundo da beleza, a sua presença cada vez mais frequente promete-nos uma pele mais firme, mais jovem e mais radiante - quase parece magia.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram