O que é double cleansing?

A expressão que designa este método de limpeza já revela um pouco do mesmo. "Double cleansing" significa "dupla limpeza". Ou seja, trata-se de limpar a pele duas vezes através de dois passos de limpeza distintos.

O fenómeno surgiu na Coreia e, com a explosão da K-Beauty, já está a ser adoptado por muitos no mundo ocidental. O método consiste em limpar a pele em dois passos: primeiro usando um produto de limpeza com uma fórmula com óleo e seguindo com um cleanser com uma base aquosa.

Como fazer

1º passo

O primeiro passo da limpeza foca-se na remoção de toda a maquilhagem, protector solar, excesso de sebo, sujidade e poluição que se vai acumulando durante todo o dia no rosto. Para isso usa-se um produto com uma fórmula rica em óleo, de forma a "derreter" outros produtos de forma semelhante, como a maquilhagem, por exemplo.

A escolha de produtos nesta fase recai então sobre os óleos e bálsamos (há, também, quem use água micelar neste passo), que devem ser aplicados no rosto completamente seco, fazendo uma massagem suave sobre a pele, insistindo nas zonas onde há mais maquilhagem. No final, basta retirar o produto directamente água ou com uma toalha humedecida.

Importa ressalvar que a sensação após este primeiro passo é a de que os óleos naturais da pele se mantêm, e não aquela sensação de que a pele ficou repuxada e seca.

2º passo

Depois de o primeiro passo ter removido toda a maquilhagem e impurezas, é hora de limpar os poros em profundidade (o objectivo é #LindosPoros, para quem segue Julia Petit). Nesta fase pretende-se deixar o rosto realmente limpa e pronto para que todos os produtos que vamos aplicar a seguir (tónico, sérum, cremes) consigam penetrar na pele e actuar com máxima eficácia.

A escolha recai agora sobre produtos com fórmulas aquosas, como géis, leites ou mousses. Devem ser aplicados uma vez mais com uma massagem suave no rosto e removidos com água ou com uma toalha humedecida.

Et voilà! Double cleansing explicado. Agora é pôr a teoria em prática.