Quando pensamos em ícones clássicos de Beleza, quem são os nomes que surgem de imediato? Provavelmente, Audrey Hepburn, Grace Kelly, e, para muitos, Marilyn Monroe. Estrelas do seu tempo, será que seriam iguais vivessem elas no tempo presente?

Numa época em que a cirurgia plástica é algo cada vez mais banalizado e popularizado, o que seria se estas figuras, muitas vezes classificadas como portadoras de uma "beleza intemporal", tivessem socumbido a intervenções estéticas? De Lip fillers, a botox, ou um pequeno retoque aqui e ali.

Foi sobre esse princípio que Mat Maitland, que vive em Londres, se baseou para criar imagens das musas de Beleza com ligeiras (vá, talvez mais do que isso) alterações. O artista inspirou-se nos "padrões de Beleza" extremos do Instagram, e aplicou-os a algumas das mulheres mais famosas de sempre.

Marilyn Monroe: os truques de beleza da diva do cinema
Marilyn Monroe: os truques de beleza da diva do cinema
Ver artigo

O resultado é Grace Kelly com lábios gigantes, Diana com um nariz bem diferente e uma série de outras figuras cujos rostos foram completamente manipulados em virtude dos feeds atuais do Instagram.

Os comentários são unânimes na preferência pelas personalidades no seu estado original. "Não, muito mau e não natural", lê-se numa foto em que Grace Kelly está praticamente irreconhecível. "Prefiro a beleza natural da princesa Diana. Ela não precisava de qualquer mudança", lê-se noutro post. Ainda assim, muitos são os que elogiam o trabalho do artista. "Que conceito tão interessante. Muito poderoso", escreve um internauta.

No entanto, em entrevista à revista Paper, Maitland deixou o alerta: "Algumas pessoas podem olhar para esta série e pensar que estou a fazer um duro comentário sobre procedimentos cosméticos. Este não é de todo o caso".

Veja, abaixo, alguns trabalhos do artista ou siga-o pelo Instagram.

Grace Kelly

Audrey Hepburn

Princesa Diana

Liz Taylor

Marilyn Monroe

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda