As irmãs Kardashian são as primeiras pessoas que nos ocorrem quando pensamos em ideais muito difíceis de atingir. Cabelos (quase) infinitos, corpos esculturais e peles imaculadas são conceitos muitas vezes associados com o clã, e Kim, provavelmente a irmã mais conhecida do grupo, é a representação perfeita disso mesmo. No entanto, basta estar atento às partilhas nas redes sociais para descobrir que, afinal, nem Kim Kardashian é imune às doenças de pele - a influencer e empresária foi diagnosticada com psoríase em 2011, e tem desde então batalhado contra a mesma.

Foi no site da sua irmã Kourtney, Poosh, que Kim partilhou recentemente novas imagens da sua pele com psoríase, explicando que "no início deste ano ficou muito má - cobria todo o meu rosto e a maioria do meu corpo."

Kim Kardashian partilhou novas fotos da sua batalha contra a psoríase (e prova que ninguém é imune a doenças da pele)
Poosh / @kimkardashian

Kim tinha 25 anos quando sofreu pela primeira vez do problema. "Apanhei uma gripe normal, e uma vez que a psoríase é uma doença autoimune, foi isso que a provocou. Estava espalhada na minha barriga e nas minhas pernas." Desde então, a fundadora da KKW Beauty tem sofrido da doença, mas hoje em dia já não se esforça tanto para escondê-la. "Tenho uma zona na minha perna que é a mais visível. Já não tendo escondê-la. Às vezes sinto que é um defeito enorme e que toda a gente sabe dele, por isso para quê tentar esconder? Depois destes anos todos, já aprendi a viver com isto."

Kim foi a única irmã a quem a mãe Kris Jenner, que também sofre da doença autoimune, passou a psoríase. Embora existam vários produtos e tratamentos que prometem ajudar a combatê-la, cada caso é um caso, e depois de experimentar cremes, séruns, óleos, e até leite materno da irmã na esperança de amenizar as lesões, a influencer tenta, hoje em dia, manter um estilo de vida saudável e stress-free.

"Hoje sinto-me extremamente confortável com a minha psoríase. Não importa onde esteja no meu corpo, às vezes não tenho problemas em mostrá-la e outras não quero que seja uma distração, então cubro-a com maquilhagem para o corpo. Se tens psoríase, não podes deixar que arruíne a tua vida ou o melhor de ti. Tens de fazer os possíveis para te sentires confortável sem deixar que domine tudo", escreveu no site de Kourtney. "Eu vivo um estilo de vida saudável e tento comer à base de plantas sempre que possível, e beber smoothies de algas. Com todo o stress na vida, tento certificar-me de que tiro tempo para mim mesma para sentir-me centrada e mantenho o stress no mínimo."

Estas são as imagens que Kim Kardashian partilhou da sua batalha contra a psoríase