Desidratação
O spoiler que deixámos acima já revela muito. Se sente os lábios mais secos, pergunte-se se está a beber a água diária necessária. É um dos primeiros sinais de que poderá estar desidratada. A pergunta é: já bebeu água hoje?
Lamber os lábios
À primeira vista até pode parecer um contrassenso, uma vez que é água, por isso deveria hidratar os lábios, não? Errado. Apesar de ser intuitivo e acabar por aliviar a sensação de secura, a verdade é que lamber os lábios provoca precisamente o efeito contrário, uma vez que a saliva, ácida, resseca os lábios, deixando-os ainda mais frágeis.
Deficiência de vitaminas
Lábios rachados é um dos sintomas de carência leve de vitamina B12, assim como de possíveis deficiências em ferro e zinco. Por opossição, o consumo excessivo de vitamina A pode resultar em lábios rachados. Conclusão: o ideal é manter uma alimentação equilibrada para garantir lábios saudáveis.
Exposição solar
Não nos cansamos de falar da importância do SPF e nos lábios não é excepção. A exposição solar na boca sem protecção acaba por deixar a zona fragilizada e consequentemente mais seca - sim, no Inverno também.
Frio
Na estação fria temos tendência para ficar com os lábios secos e gretados. Ao contrário de outros factores, este é inevitável, pelo que a única forma é combatê-lo com os mecanismos possíveis - que é como quem diz: faça dos hidratantes labiais os seus BFF's nos próximos tempos.
Batons (bem, alguns)
Claro que adoramos batons mate, de longa duração, daqueles que secam nos lábios e duram uma vida. Mas, como a fórmula garante, eles permanecem nos lábios durante horas, secando e retirando toda a hidratação possível. Não é, contudo, motivo para entrar em pânico. Basta que não faça deste um hábito diário 365 dias por ano e que, quando o fizer, use um bom hidratante labial por baixo.
Veja abaixo algumas opções e um artigo dedicado a bálsamos labiais, aqui.
Comentários