Quer acumule mil e um cremes no armário da casa de banho ou escolha uma abordagem mais minimalista aos cuidados de pele, uma coisa é certa: os produtos certos fazem a diferença e a pele agradece uma rotina que a mima e hidrata sempre que possível.

Em termos de skincare, não há idade para começar a aprender sobre o assunto porque as necessidades da nossa pele vão mudando ao longo da vida, o que nos obriga a estudar coisas novas constantemente. No entanto, para aquelas pessoas que são realmente principiantes - se não usa quaisquer tipo de produtos, se a sua rotina de beleza consiste em lavar o rosto com água, ou se usa um creme aleatório cujas propriedades não sabe bem se são sequer benéficas para a sua pele -, existem noções básicas que podem ser aprendidas para conseguir uma pele mais saudável e feliz.

A importância do passo a passo

Antes de partilharmos alguns produtos chave consigo, é importante alertar para a importância de testar um de cada vez, especialmente se a sua pele não está habituada a uma rotina de beleza. Mesmo que decida comprar vários artigos de uma vez, aconselhamos que os teste gradualmente, dando-lhes tempo para terem um impacto na sua pele e de alertarem para reacções menos boas ou alergias, se for esse o caso.

Básico dos básicos: creme hidratante diário e cleanser

Se não tem quaisquer produtos de cuidados de rosto, a prioridade deve ser comprar um creme hidratante diário e um produto de limpeza de rosto, independentemente do seu tipo de pele.

Como descobrir o seu tipo de pele de uma vez por todas
Como descobrir o seu tipo de pele de uma vez por todas
Ver artigo

O creme hidratante diário é um dos passos mais importantes da rotina de beleza que lhe vai garantir não só uma hidratação extra, mas também alguma protecção da pele contra radicais livres e, se tiver SPF, contra o sol. Depois de descobrir o seu tipo de pele, deve encontrar um creme hidratante adequado às suas necessidades (os cremes para peles oleosas, por exemplo, devem ser livres de óleos e os cremes para peles secas têm, geralmente, óleos na sua composição).

Na galeria em baixo, reunimos quatro cremes diários hidratantes com preços abaixo dos 15 euros.

Quanto ao cleanser, este produto é tão importante como o hidratante diário, daí ser impossível dar o primeiro lugar a apenas um deles. Deve procurar um produto que seja gentil com a pele, que remova as impurezas sem destruir a camada natural de protecção e que não disturbe os nível de pH da epiderme em demasia, porque dessa forma vai exigir uma menor quantidade de produtos complementares. Quanto mais agressivo for o produto de limpeza, mais hidratação vai precisar de dar à sua pele depois.

Um cleanser e um desmaquilhante são coisas diferentes: enquanto o desmaquilhante faz aquilo que o próprio nome indica, remove a maquilhagem, o cleanser limpa a pele em maior profundidade, removendo sebo, impurezas e bactérias. Existem cleansers que também não desmaquilhantes, mas se usar estes dois produtos separados, o desmaquilhante ser utilizado antes do cleanser, de forma a deixar uma superfície limpa onde o segundo produto possa actuar.

Entre um e outro, se não usar maquilhagem ou já tiver um desmaquilhante, investir num cleanser é fundamental para uma pele bonita e descongestionada, livre de impurezas e preparada para receber todos os benefícios do creme hidratante diário.

O segundo passo: esfoliante e tónico

Se já comprou (ou já tinha) os primeiros dois produtos, o segundo passo é investir num esfoliante e num tónico. Em termos de esfoliantes, são produtos que limpam os poros em profundidade e regra geral de forma mais agressiva que os cleansers, mas igualmente necessários para remover células mortas e deixar a pele mais limpa e brilhante. Se quer começar a fazer máscaras faciais, por exemplo, a esfoliação é um passo muito importante que garante que a pele está pronta para receber todos os nutrientes da máscara.

Existem esfoliantes químicos e físicos, e ainda ferramentas como a Luna da Foreo e as escovas da Clarisonic que lhe permitem esfoliar a pele enquanto utiliza um cleanser. No entanto, em termos de opções mais acessíveis, os quatro produtos abaixo são perfeitos para começar.

No que toca a tónicos, o seu objectivo principal é remover a sujidade que tenha permanecido e equilibrar o nível de pH da pele, que depois de ter sido limpa com um ou mais produtos tem tendência a ficar com um pH mais elevado, que pode obstruir os poros e envelhecê-la mais rapidamente. O tónico traz a pele de volta ao seu pH normal, e muitas vezes também lhe dá uma pequena dose extra de hidratação.

Num primeiro tónico, deve favorecer as fórmulas livres de álcool (que costuma secar a pele), especialmente se a pele do seu rosto for seca. Para as peles oleosas, a chave é uma composição adstringente, que minimiza a oleosidade excessiva e fecha os poros sem irritar.

Depois de comprar estes primeiros quatro produtos, já tem uma pequena rotina de Beleza preparada. O próximo passo deverá ser comprar um creme noite, que garanta hidratação à sua pele durante esse período de repouso. O creme de olhos é outro must-have que ajuda a retardar o envelhecimento e a disfarçar papos e olheiras no contorno de olhos. Tanto os cremes de noite como os produtos para o contorno de olhos estão disponíveis em várias consistências (creme, gel, bálsamo) e fórmulas.

Os mimos extra: máscaras, séruns, & more

Os restantes produtos de skincare são mais opcionais, mas sempre recomendados. Deixamos-lhe pequenas definições de cada um, para que possa começar por investir naqueles que lhe despertam a curiosidade em primeiro lugar.

Dicas para tirar ainda mais proveito de máscaras de tecido
Dicas para tirar ainda mais proveito de máscaras de tecido
Ver artigo

Máscara - De mil e uma fórmulas, texturas e feitios (há máscaras de tecido, máscaras líquidas, máscaras de silicone, para peles de todos os tipos, com uma infinidade de ingredientes), as máscaras são uma parte divertida da rotina de beleza que garante um boost extra à sua pele. Deve escolhê-las de acordo com os benefícios que têm a oferecer e aplicá-las depois da limpeza de pele.

Sérum - Consoante o sérum que escolher, os ingredientes activos da sua fórmula (que é mais concentrada que a do creme hidratante) vão atacar o problema da sua pele. Talvez queira alisar rugas, eliminar certas manchas, ou talvez tudo o que procura seja um produto para iluminar a tez. Seja qual for o seu objectivo, existe algures um sérum que ajudará a cumpri-lo.

Óleos - Perfeitos para quando a pele precisa de hidratação extra, especialmente no caso das mais secas e desidratadas. À semelhança das máscaras e dos séruns, é importante fazer uma pesquisa e descobrir que produto melhor responde às necessidades da sua pele.

Tratamentos localizados - Certos produtos foram criados para serem aplicados apenas por cima de borbulhas, por exemplo. Embora não sejam recomendados a toda a gente, são uma parte importante dos cuidados de rosto.

A ordem da rotina de cuidados de rosto

Não basta ter os produtos certos - é preciso saber quando aplicá-los também. Aplicar um esfoliante depois da máscara ou um tónico depois do creme hidratante são passos que não fariam sentido, porque anulariam de imediato o efeito do produto anterior.

Aqui está a ordem simples de uma rotina da manhã, e outra da noite. Quer tenha todos os produtos mencionados ou apenas dois, esta ordem é sempre válida.

Rotina de dia

1. Cleanser; 2. Tónico; 3. Sérum; 4. Creme de olhos; 5. Tratamento localizado; 6. Creme hidratante; 7. Protector solar.

Rotina de noite

1. Desmaquilhante; 2. Cleanser; 3. Esfoliante; 4. Máscara; 5. Tónico; 6. Sérum; 7. Creme de olhos; 8. Creme hidratante ou de noite.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram