Ah, a adolescência. Poucos são aqueles que gostariam de voltar a passar por ela: dos primeiros amores aos desamores à pressão social e a criação de uma identidade própria, o que poderia vir complicar ainda mais o sistema nervoso de um adolescente? Claro, as borbulhas. É precisamente na fase que a nossa autoconfiança se está a formar que a nossa pele nos decide atraiçoar e transformar o nosso rosto, pescoço e costas num campo de batalha que queremos a todo o custo esconder dos amigos.

Infelizmente, a acne não discrimina, não se deixa comover por crises de ansiedade nem olha a meios para atingir os fins - mas felizmente já existem muitas opções de cuidados de Beleza no mercado prontos a dar uma mãozinha. Não que a rotina de pele deve ser só aplicada numa pele com tendência acneica: qualquer tipo de pele beneficia com a limpeza e hidratação. Primeiro, é 'só' convencer o seu teenager endiabrado que precisa introduzir mais estes passos na sua atribulada rotina diária. E por isso o melhor é seguir a regra do 'menos é mais' e manter as coisas o mais simples possíveis. Para dramas já bastam os do liceu...

Limpeza

Deve ser o primeiro passo logo pela manhã e deve repetir-se ao final do dia. Devem escolher um produto adequado ao tipo de pele - sensível, mista, com tendência acneica, seca e por aí fora - e usá-lo religiosamente (raparigas, se usam maquilhagem durante o dia este momento é ainda mais essencial). Este é o produto que vai eliminar o excesso de sebo e a pela morta e prevenir o aparecimento de bactérias - trocando por miúdos, vai manter as borbulhas longe. Um gel de limpeza parece ser a opção mais infalível, visto poder ser utilizado no banho e poupar uns minutos extra. No caso de pele com borbulhas, é importante que o 'escolhido' seja anticéptico, bacteriano e oil free.

Outra dica importante: não usem água quente para lavar o rosto, pois stimula a produção de óleo nas glândulas sebáceas.

Splash: os melhores géis e mousses de limpeza para a pele oleosa
Splash: os melhores géis e mousses de limpeza para a pele oleosa
Ver artigo

Hidratação

Seria excelente que antes da hidratação existisse um tónico - mas como sabemos o quão complicado pode ser incorporar apenas estes dois passos (limpeza e creme hidratante) não vamos apontar para as estrelas. É muito importante perceber qual o cuidado hidratante mais adequado ao seu tipo de pele - e não é só porque têm pele oleosa que não precisam de a hidratar, bem pelo contrário (ouviram, meninos?). Importa também escolherem um produto com o qual se sintam confortáveis: não adianta de nada ter um creme XPTO se depois acham que é pegajoso ou não gostam do aroma e se recusam a usá-lo. O hidratante ajuda a proteger a pele e fornece uma ajudinha extra à camada superior: utilize aquele que a sua pele absorver melhor e que a deixe mais confortável ao longo do dia.

Proteção solar

De pequenino se torce o pepino, o que em linguagem de Beleza tem apenas um significado: usem protector solar. Indispensável para manter a pele saudável, também deve ser adequado às necessidades da pele e - se possível - reaplicado ao longo do dia. Nós sabemos, nenhum adolescente vai andar com a embalagem do protetor atrás, por isso tem apenas uma tarefa: convencê-lo a usá-lo de manhã, após a hidratação. E não interessa se estamos no verão ou no inverno - explique-lhe que tal como lava os dentes todos os dias, o protetor solar deve ser usado sempre.

Cuidados específicos

Tira as mãos da cara. Não espremas. Por favor não ponhas pasta de dentes nas tuas borbulhas. Sabemos que já ouviram estes conselhos mil vezes, mas - palavra de amigas - são mesmo para serem seguidos à risca. Vá, estamos quase a terminar, é só mais este conselho: procurem um dermatologista. Só um especialista vai saber qual os cuidados e tratamento específico para cada tipo de pele e problemas. Quanto mais rápido marcarem consulta e começarem a ser seguidos por um expert, mais facilmente vão dizer adeus à acne e regressar aos outros 1459 dramas da adolescência. Podem ter 99 problemas mas que a vossa pele não seja um deles.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.