![Tenho acne, e já passei da idade. O que faço?](/assets/img/blank.png)
Segundo a Academia Americana de Dermatologia (AAD), mais de metade das mulheres acima dos 25 anos tem acne. E esta pode advir, segundo o mesmo organismo, de um desequilíbrio hormonal, surgir durante a gravidez, peri-menopausa e menopausa, após descontinuar (ou iniciar) pílulas anticoncepcionais, devido ao stress, predisposição genética...
É frustrante porque, muitas vezes, o que funcionava em adolescente já não tem os mesmos (bons) resultados. Quando é pontual, e não passa de uma ou outra borbulha, menos profunda, existem soluções que ajudam a controlar o problema. Alguns ingredientes naturais, como Tea Tree, com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias de amplo espectro, pode ser uma excelente ajuda. A hamamélis, com um alto nível de polifenóis e taninos, e propriedades adstringentes e vaso-protectoras, também pode ser um recurso natural, da mesma forma que o mel, anti-inflamatório e anti-bacteriano, apesar de não existirem estudos científicos que o garantam.
Outro passo, sem que tal invalide uma visita ao seu médico dermatologista, em caso de acne profunda e profusa, é consultar as ofertas do mercado, que investem cada vez mais em pesquisa, de mãos apertadas com a ciência.
De entre as muitas soluções, escolhemos algumas que cobrem o tema: dos cuidados de limpeza e tratamento às soluções para cobrir e ajudar a resolver a acne.
A boa base de sempre
![Tenho acne, e já passei da idade Tenho acne, e já passei da idade](/assets/img/blank.png)
Para a pele mista e oleosa, esta base da Clinique é sempre uma escolha acertada (gostamos tanto da sua textura!). Muito leve, de longa duração, corrige e controla as borbulhas ajudando a prevenir erupções no futuro. Proporciona uma cobertura moderada e tem um acabamento natural, que neutraliza a vermelhidão da pele e minimiza a aparência dos poros.
O pó solto que adoramos
![Tenho acne, e já passei da idade Tenho acne, e já passei da idade](/assets/img/blank.png)
Leve e eficaz, ideal para esconder a acne e imperfeições, esta base de pó solto com cobertura total é formulada com 0,5% de ácido salicílico, além de proteína de aveia, que acalma e nutre a pele. Os pigmentos minerais garantem uma cobertura completa, deixam a pele respirar (fundamental) e o seu acabamento suave e mate mantém-se durante o dia todo. Ao contrário de muitos tratamentos de acne que secam a pele, Blemish Rescue da bareMinerals contém um Complexo Mineral de Humidade para manter a pele hidratada, e uma mistura mineral de zinco, enxofre e argila de caulino que cooperam para matificar a pele e purificar os poros, além da fitoesfingosina que optimiza as defesas da pele contra bactérias. Idealmente, use com os outros produtos da linha Blemis Rescue (já a seguir, um deles).
Pincel antibacteriano
![Tenho acne, e já passei da idade Tenho acne, e já passei da idade](/assets/img/blank.png)
Este inovador pincel de maquilhagem antibacteriano é feito com fibras especiais infundidas com carvão activo e iãos de prata antibacterianos para ajudar a repelir as bactérias. Ao contrário dos pincéis com um revestimento de carvão que pode sair com o uso, o ilustre Seamless Buffing Brush with Antibacterial Charcoal Foundation Makeup Brush, da bareMinerals, foi concebido para ficar mais limpo por mais tempo. Para aplicar o Pó Solto Blemish Rescue da marca.
Stop, now!
![Tenho acne e já passei da idade Tenho acne e já passei da idade](/assets/img/blank.png)
A gama dos Laboratórios Babé Stop AKN propõe-se ajudar a regular o excesso de sebo, reduzir o brilho facial e remover as imperfeições da pele oleosa / propensa a acne graças às suas fórmulas específicas para limpeza, hidratação e tratamento. Os oito produtos da linha incluem o Purifying Cleansing Gel, o Astringent Tonic Lotion, o Exfoliating Cream (limpeza e preparação da pele); a Sebum-Regulating Mask, o Mattifying Moisturiser e o Spot Control Gel (cuidados diários) e o Repairing Moisturiser e o Keratolytic Fluid (cuidados suplementares).
Fototerapia ao nosso serviço
![Tenho acne e já passei da idade Tenho acne e já passei da idade](/assets/img/blank.png)
É mesmo isso, uma máscara revolucionária que aposta na fototerapia como cuicado anti-acne. Este lançamento recente da Neutrogena é um dispositivo portátil com luzes LED terapêuticas, azuis e vermelhas, que penetram em profundidade na pele e eliminam a bactéria que causa a acne. Basta uma sessão de 10 minutos para ver a diferença: “A luz azul elimina as bactérias, enquanto a luz vermelha reduz a inflamação associada à acne, bastando para isso carregar apenas num botão”, segundo Naomi Furgiuele, Senior Director of Research and Development, Global Face Care, Johnson & Johnson Consumer Inc.
Um estudo independente levado a cabo pela marca, no qual participaram 52 pessoas com acne ligeira a moderada, revelou que 80% dos utilizadores verificaram uma diminuição da acne em apenas uma semana de tratamento com a máscara. E os resultados foram melhorando com o tempo: após 12 semanas, 98% dos utilizadores apresentavam menos acne e 94% tinham uma pele muito mais lisa.
Boas atitudes
1. Lave o rosto duas vezes ao dia - Lavar o rosto duas vezes por dia e não espremer borbulhas ajudará a melhorar a aparência da pele. A acne raramente é o resultado de uma cara suja, ao contrário da crença popular. No entanto, é importante remover o excesso de sujidade e óleo da pele lavando-a regularmente. Use um produto específico, o mais neutro possível.
2. Mantenha o cabelo limpo - Se o excesso de óleo no cabelo se deslocar para a pele, pode piorar a acne. Lave o cabelo com regularidade, se for o caso, e evite produtos como gel de cabelo ou sob a forma de spray. Estes também podem obstruir os poros ao serem aplicados.
3. Não mexa, nem muito menos esprema as borbulhas - Pode ser tentador, mas tal geralmente resulta em inflamação e cicatrizes. Para reduzir o aparecimento de manchas, use um tratamento tópico. Pode levar algum tempo a actuar, mas também pode impedir a formação de novas borbulhas.
Comentários