Quando pensamos em frigoríficos imaginamo-los grandes, imponentes, numa cozinha, recheados de alimentos e produtos que exigem ser mantidos frescos. Já os mais pequenos, os mini frigoríficos, associamo-los a quartos de hotel, casas de férias, ou até no escritório, onde se torna necessário ter iogurtes ou bebidas frescas à mão.
Mas e se lhe dissesse que há frigoríficos - ainda mais pequenos que os típicos mini frigoríficos -para produtos de Beleza?
A tendência despontou na Coreia, onde nos últimos anos começaram a surgir este tipo de equipamentos, comercializados com vista a atingir a indústria da Beleza. Em 2014, já a Refinery 29 levantava a questão: Precisamos mesmo de um frigorífico para... Maquilhagem?
Como se constata na galeria acima, estes electrodomésticos são regra geral muito pequenos e estão disponíveis em branco ou em cores pastel (olá, millennials). Na Amazon, os preços começam nos 45 dólares e podem chegar até aos 200, e este, da marca Cooluli, é um dos mais populares.
Mas antes de desatar em pesquisas em busca de um, importa saber em que situações pode um beauty fridge (frigorífico de Beleza, em português), de facto, ser últil, e em que ocasiões é melhor deixá-lo de lado.
Para que serve
Se por um lado as baixas temperaturas não vão aumentar a validade dos produtos de Beleza, a sua performance pode ser melhorada. É o caso dos jade rollers, cuja acção, como lhe explicámos aqui, é ainda mais potenciada quando o objecto é mantido no frigorífico umas horas antes da sua utilização. Também as máscaras em gel, indicadas para o rosto ou para a zona circundante dos olhos beneficiam de ser colocadas no frio. O mesmo para as sheet masks, as famosas máscaras de tecido, os cremes de rosto, os cremes de olhos, os tónicos ou águas termais.
A razão é simples. Ao serem mantidos no frigorífico, a aplicação trará consigo um efeito refrescante que, além de prazeroso, pode ajudar a apaziguar a pele, reduzir o inchaço e a aliviar a inflamação (os cremes já por si anti-inflamatórios ganham assim ainda mais eficácia) e irritação da pele.
O que fica de fora
Apesar do seu aspecto Polly Pocket ser convidativo a colocar tudo e mais alguma coisa no seu interior, há artigos que têm entrada interdita nos frigoríficos de Beleza. É o caso dos óleos - e alguns séruns -, que podem solidificar a baixas temperaturas. Esses devem ser mantidos à temperatura ambiente.
Comentários