1. Fechar a torneira

Parece simples, mas continua a ser um hábito recorrente: deixar a torneira aberta enquanto se faz algo no lavatório. Não se trata apenas de fechar a torneira enquanto lava os dentes. É também fechar a torneira  quando lava o rosto com qualquer produto de limpeza - enquanto massaja o rosto com o produto a água não precisa (nem deve) estar a correr. O mesmo com a sua rotina no banho, do esfoliante de corpo ao gel de duche. Sempre que se estiver a ensaboar com qualquer um deles é importante fechar a torneira e poupar toda a água possível.

2. Reduzir os banhos de imersão

Sim, são muito relaxantes, mas já pensou quantos litros de água são necessários para encher uma banheira? Dizemos-lhe. Um banho de imersão leva cerca de 200 litros de água. São três a quatro vezes mais do que um duche regular. Por isso limite-os e faça-o de forma muito pontual.

Os benefícios de beber água com limão segundo um nutricionista
Os benefícios de beber água com limão segundo um nutricionista
Ver artigo

3. Não lavar o cabelo todos os dias

Seja honesta consigo mesma. Precisa mesmo (mesmo) de lavar o cabelo todos os dias? A resposta é não. Além disso, já existem champôs secos, que ajudam a contornar qualquer oleosidade que possa sentir no couro cabeludo. Uma lavagem de cabelo a menos significa vários litros de água que não foram desperdiçados por uma questão que é, regra geral, apenas um hábito.

4. Opte por produtos de Beleza sólidos ou em pó

Os cosméticos sólidos necessitam de uma menor quantidade de água no seu fabrico e, claro, na sua fórmula. Consequentemente, também o seu packaging é mais ecológico, já que na maioria das vezes é feito de papel reciclado e/ou reciclável. Desta forma, vamos estar a poupar milhares de milhares de litros de água, muitas vezes desperdiçados pelas indústrias. Champô, condicionador, limpeza facial e de corpo, hidrante e até desodorizante são os produtos sólidos que reunimos para si.