1. Fechar a torneira

Parece simples, mas continua a ser um hábito recorrente: deixar a torneira aberta enquanto se faz algo no lavatório. Não se trata apenas de fechar a torneira enquanto lava os dentes. É também fechar a torneira também quando lava o rosto com qualquer produto de limpeza - enquanto massaja o rosto com o produto a água não precisa (nem deve) estar a correr. O mesmo com a sua rotina no banho, do esfoliante de corpo ao gel de duche. Sempre que se estiver a ensaboar com qualquer um deles é importante fechar a torneira e poupar toda a água possível.

2. Reduzir os banhos de imersão

Sim, são muito relaxantes, mas já pensou quantos litros de água são necessários para encher uma banheira? Dizemos-lhe. Um banho de imersão leva cerca de 200 litros de água. São três a quatro vezes mais do que um duche regular. Por isso limite-os e faça-o de forma muito pontual.

8 hábitos de Beleza ecológicos para adoptar em 2019
8 hábitos de Beleza ecológicos para adoptar em 2019
Ver artigo

3. Não lavar o cabelo todos os dias

Seja honesta consigo mesma. Precisa mesmo (mesmo) de lavar o cabelo todos os dias? A resposta é não. Além disso, já existem champôs secos, que ajudam a contornar qualquer oleosidade que possa sentir no couro cabeludo. Uma lavagem de cabelo a menos significa vários litros de água que não foram desperdiçados por uma questão que é, regra geral, apenas um hábito.

4. Consumir marcas com uma abordagem consciente ao consumo de água

O ambiente é uma preocupação cada vez mais presente e há uma série de marcas que faz disso bandeira das suas filosofias e princípios. É o caso da portuguesa Unii, cujos rótulos são desenvolvidos sem o consumo de árvores ou água, "através de uma tecnologia que permite fazer papel a partir de pedra", pode ler-se no site da marca.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda