Lavar o cabelo é algo intuitivo. Seja porque está oleoso, sujo ou no caso dos caracóis, porque perdeu definição. Mas estes não são os únicos sinais de que deve lavar o seu cabelo. A acumulação de produtos de styling como leave-in, óleo, spray fixador ou champô seco, a poluição ou o stress aliados a uma rotina de lavagem pouco frequente, conduze a uma série de sintomas que podem influenciar a saúde do seu cabelo e couro cabeludo. Sabemos que para muitas mulheres, lavar o cabelo requer uma rotina longa e cansativa, mas é também importante estar atenta a estes sinais e perceber com que frequência deve limpar os seus fios. Saiba quais são.

1. Cabelo (muito) oleoso

Por mais óbvio que possa parecer, tem de ser o ponto número um da lista. Se o seu cabelo fica oleoso facilmente, deve tentar aumentar o número de lavagens em vez de apostar em produtos como o champô seco, já que pode dar uma falsa sensação de "problema resolvido". A sujidade e oleosidade leva a que o cabelo fique com um aspeto pesado, fios baços e sem vida, pouco volume e, em alguns casos, pode mesmo ter um odor desagradável.

Com que frequência se deve lavar o cabelo? Uma dermatologista e um cabeleireiro respondem
Com que frequência se deve lavar o cabelo? Uma dermatologista e um cabeleireiro respondem
Ver artigo

2. Comichão no couro cabeludo

Prurido no couro cabeludo é sinónimo de que este está irritado. O que não resulta apenas da pele seca naquela região, pode também ser resultado da acumulação de resíduos e sujidade. Champô, condicionador e máscara mal enxaguados, produtos de styling, células mortas, suor ou poluição são vários dos elementos que contribuem para este cenário e, por isso, a melhor resposta para evitar a comichão na região é aumentar a frequência das lavagens para manter o couro cabeludo limpo e saudável.

3. Caspa

No seguimento do ponto anterior, a caspa pode ser resultado de resíduos acumulados no couro cabeludo e nos fios, que criam um ambiente favorável ao aparecimento de fungos responsáveis pela mesma. Uma boa higiene destes é fundamental para evitar o surgimento de caspa, reforçando com uma esfoliação do couro cabeludo que ajudará a remover as células mortas mais eficazmente. É igualmente importante lembrar que a escamação do couro cabeludo pode ser resultado de condições dermatológicas, como dermatite, psoríase ou pele atópica. Nestes casos, deve contactar o seu dermatologista.

4. Queda de cabelo

A lavagem não é apenas um momento de higienização para o cabelo e couro cabeludo. Para além de remover toda a sujidade e células mortas, fundamental para evitar a acumulação de fungos, é também o momento em que se estimula a oxigenação das raízes e a circulação sanguínea na região. Ambos os pontos são essenciais para evitar a queda de cabelo e manter os fios saudáveis e fortes. Sugerimos a utilização uma escova de couro cabeludo quando aplica champô, já que vai potenciar os pontos mencionados acima e tem ainda outros benefícios.