O cabelo pode refletir muito sobre a saúde de cada um. Desde os níveis de stress a que está sujeito à alimentação, tudo conta para manter o seu cabelo saudável, forte e farto. Muitas vezes, pensa-se primeiro em resolver um problema de queda de cabelo, em vez de apostar na prevenção da problemática.
Uma boa rotina de cuidados de bem-estar é a chave para manter os seus fios fortes e brilhantes, passando por gestos que melhoram não só a saúde dos fios e couro cabeludo, como da saúde no geral. A Miranda esteve à conversa com o Carlos Portinha, Chief Clinical Officer da Insparya, que explica alguns dos hábitos saudáveis que se podem adotar diariamente para prevenir a queda de cabelo. Veja abaixo:
Alimentação saudável
A escolha certa dos alimentos é fundamental para a saúde dos fios e couro cabeludo. “Uma dieta rica em vitamina A, B e C, bem como ferro, zinco, magnésio, ácido fólico e iodo é essencial para não ter défice de nutrientes essenciais para o cabelo”, afirma Carlos Portinha.
Incluir na alimentação como cenoura, abóbora, pêssego e damasco ajuda ainda a prevenir a caspa e a queda de cabelo. "E, claro, beber muita água é essencial para hidratar a estrutura interna do cabelo", completa o médico.
Fazer exercício físico regularmente
Segundo o médico, "ter uma vida ativa é benéfico para o corpo e a mente e, embora seja improvável, mas também é recomendado para os cabelos". Quase se exercita o corpo, o fluxo sanguíneo e a oxigenação são ativados, ajudando a melhorar a tonificação do couro cabeludo e a prevenir a queda de cabelo.
Para além disso, qualquer atividade física provoca um aumento da transpiração, permitindo que as toxinas sejam eliminadas pelos poros do couro cabeludo, fazendo com que o crescimento e a queda de cabelo se produzam com normalidade, e que este recupere facilmente no segundo caso. Lembrando, claro, a importância de lavar o cabelo depois de se exercitar, como pode ler aqui.
Dormir o número de horas recomendado
Há muito que são conhecidos os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde, sendo fundamental para a recuperação física e a regeneração do corpo. Com o cabelo, não é excepção, sendo o descanso essencial para que os fios cresçam fortes e saudáveis.
A falta de sono pode causar um enfraquecimento das unidades foliculares, para além de afetar a secreção de hormonas, que se traduz num cabelo fraco, seco e sem brilho. Carlos Portinha sugere que se "adotem hábitos saudáveis, como manter um ritmo equilibrado nas horas de levantar e deitar, não dormir na hora errada ou cuidar do espaço em que vamos dormir, entre outros".
A rotina de capilar certa para as necessidades de cada um
A rotina de cuidados capilares também tem um papel importante na saúde dos fios. Champôs, condicionares e máscaras devem ser adaptados às necessidades de cada tipo de cabelo e couro cabeludo. "A oleosidade e sujidade podem causar queda de cabelo e, por isso, é imperativo ter uma boa higiene, lavando o cabelo sempre que necessário para evitar acumulação de resíduos", explica o especialista.
Pode (e deve) ainda incluir as massagens capilares na sua rotina. Para além de estimularem a circulação sanguínea do nosso couro cabeludo, contribuindo para um couro cabeludo saudável, estimula o volume do cabelo e ajuda a reduzir o stress.
Para cabelos que necessitem de cuidados extra, pode optar por alguns tratamentos profissionais e personalizados, como a mesoterapia capilar, uma técnica que bioestimula e hidrata o cabelo; o Plasma Rico em Plaquetas (PRP) que regenera os tecidos, conseguindo retardar a deterioração das unidades foliculares causada pelo envelhecimento; e ainda, o laser de baixa frequência (Low Laser Therapy), que estimula a circulação capilar, promovendo assim o crescimento do cabelo.
Comentários