De homens a mulheres, de jovens a mais velhos, ter um cabelo farto, bonito e saudável é o desejo de todos nós. No entanto, devido a uma série de fatores, nem sempre o é possível e, por isso, temos de recorrer a produtos e técnicas que devolvam densidade e estrutura aos fios. Recentemente, o óleo de alecrim tem sido aclamado no TikTok como um remédio natural infalível contra a queda de cabelo, fios enfraquecidos ou pontas espigadas e até couro cabeludo saudável. Mas será que resulta mesmo?
O que é o óleo de alecrim e quais os seus benefícios
Como o nome deixa adivinhar, o óleo de alecrim e é retirado do alecrim, planta aromática conhecida no nosso país e no Mediterrâneo, com múltiplas aplicações desde a culinária à saúde, sem esquecer a cosmética. Recentemente, estudos apontam que este ingrediente natural aplicado topicamente é quase tão eficaz como o minoxidil, principio-ativo usado no combate à queda de cabelo.
Segundo especialistas, o óleo de alecrim estimula a circulação sanguínea aumentando o fluxo de sangue que chega aos folículos capilares. Quando isto não acontece, o ciclo de crescimento fica comprometido acabando por enfraquecer o cabelo e levando mesmo à sua queda. Por essa razão, o óleo de alecrim é conhecido como um "remédio" para fazer crescer o cabelo de forma mais rápida e saudável e ainda previne a queda de cabelo.
Para além disso, também é conhecido por manter a saúde do couro cabeludo, reduzindo a irritação e comichão por ser um anti-inflamatório, previne a caspa e há até quem diga que ajuda a retardar o aparecimento de cabelos brancos devido aos seus benefícios anti-oxidantes.
Como deve ser usado
Com a prova dos seus benefícios não tardou a que se criasse um verdadeiro grupo de fãs do óleo de alecrim (também conhecido como rosemary oil) nas redes sociais, mais especificamente, na comunidade de Beleza do TikTok. Contam-se já milhares de vídeos sobre este assunto onde para além falarem das aplicações, explicam também como pode ser aplicado.
O método mais comum e que promete resultados mais rápidos e visíveis é aplicar o óleo diretamente no couro cabeludo ou nas zonas com menos densidade capilar. Aconselha-se o uso de algumas gotas por toda a região e depois massajar gentilmente para ajudar à penetração do produto, à estimulação da circulação sanguínea e à oxigenação. Pode também usar um massajador de couro cabeludo para facilitar o processo.
Atenção que o óleo de alecrim deve ser sempre diluído, pois tem uma alta concentração. Depois de massajar por 5 a 10 minutos, deixe atuar no minímo de 30 minutos e máximo de 4 hora antes de lavar. Pode repetir o processo uma a duas vezes por semana. Em alternativa a este método, pode sempre utilizar champôs, condicionadores ou máscaras capilares que contenham alecrim na sua composição.
Comentários