
As primeiras semanas após o parto são consideradas sagradas e muito importantes, não só para o bebé como também para a mulher, em diversas culturas e medicinas do Oriente.
É um período para o sistema hormonal e todos os outros sistemas do corpo encontrarem um novo equilíbrio após a gravidez, repor a energia gasta no parto e, caso esteja a amamentar, estabelecer esta nova função no corpo.
Também emocionalmente é uma altura de grande reajuste, não só pelas alterações hormonais, mas também pela adaptação a um novo papel e pela necessidade de conhecer e aprofundar a relação com o bebé.
É importante tomar consciência disto ainda durante a gravidez para que possamos preparar-nos da melhor forma para esta fase e fazer escolhas que ajudem o corpo a restabelecer-se plenamente.
Cuidados essenciais pós-parto
- Manter uma excelente hidratação, alternando entre água e bebidas quentes como chás, para repor os líquidos e aquecer o corpo.
- Ter uma alimentação nutritiva, rica, equilibrada e emocionalmente reconfortante.
- Optar por posições mais horizontais e garantir períodos de descanso frequentes, reduzindo o esforço na região abdominal e pélvica, especialmente se existirem cicatrizes nessas áreas.
- Realizar passeios curtos e alongamentos suaves para manter a mobilidade e estimular a circulação.
- Solicitar ajuda para cuidados mais exigentes com o bebé e outras tarefas domésticas.
- Adaptar ao dia-a-dia com o bebé os recursos e estratégias que já utilizávamos antes do parto para o nosso bem-estar físico e emocional.
Avaliação médica e fisioterapia pós-parto
Entre quatro a seis semanas após o parto, é fundamental realizar uma avaliação médica seguida de uma avaliação de fisioterapia complementar. Esta avaliação específica permite definir um plano personalizado de recuperação para cada mulher.
A vossa fisioterapeuta irá ajudar-vos a navegar com conforto e serenidade pelo caminho após o parto!
Comentários