Perdas de urina são uma alteração comum que acontece especialmente no último trimestre da gravidez e nas primeiras semanas após o parto, principalmente em situações de esforço, como espirrar ou tossir.

Por ser tão comum, existe uma certa tendência para normalizar esta situação. Contudo, o facto de ser comum não significa que seja normal ou que as mulheres devam habituar-se a viver com algum grau de incontinência urinária, sem procurar ajuda para perceber a sua origem ou o que pode ser feito para tratá-la.

Impacto das perdas de urina na vida das mulheres

Além do desconforto e do impacto que podem causar na vida diária, as perdas de urina são um sinal de que as alterações do corpo durante a gravidez não estão a decorrer de forma totalmente equilibrada e ajustada, ou que a recuperação pós-parto não está completa.

#MamãseBebés: 7 exercícios de alongamentos para se manter em forma na gravidez
#MamãseBebés: 7 exercícios de alongamentos para se manter em forma na gravidez
Ver artigo

Como pode ajudar a fisioterapia pélvica?

É aqui que a fisioterapia pélvica pode fazer toda a diferença! Numa sessão de avaliação de fisioterapia pélvica vamos, em conjunto com a mulher, identificar o que está alterado na função dos músculos do pavimento pélvico e outras estruturas do corpo, como a bacia, os músculos abdominais ou o diafragma, para que a função da continência seja totalmente restabelecida.

Quando fazer uma sessão de avaliação?

Se está grávida, idealmente deve fazer uma sessão de avaliação a partir das 25 semanas de gestação, mesmo que ainda não existam alterações visíveis. Esta avaliação pode prevenir episódios de incontinência urinária no final da gravidez e facilitar significativamente o processo de recuperação pós-parto.

Benefícios adicionais da fisioterapia pélvica

Os exercícios, estratégias e ensinamentos feitos nestas sessões não apenas previnem ou tratam as perdas urinárias, como também aumentam a consciência corporal da mulher, fundamental tanto para o parto quanto para toda a sua vida futura.

Autoconhecimento e qualidade de vida

Porque informação e autoconhecimento são poder, todas as mulheres beneficiam ao conhecer melhor o seu corpo e detetar sinais que precisam de atenção. Isto promove uma qualidade de vida plena e uma maior conexão consigo próprias.

A vossa fisioterapeuta está aqui para vos ajudar!

Inês Guimarães é fisioterapeuta especializada na Saúde da Mulher e em Exercício na Gravidez e Pós Parto. Trabalho no Centro do Bebé onde acompanha mulheres em todas as etapas da Perinatalidade.