A água do mar tem vários benefícios para a saúde, como o alívio do stress e ansiedade, pernas cansadas e limpeza das vias respiratórias. Estas mais-valias resultam pelo facto da água do mar ser rica em minerais, como magnésio, cálcio, zinco, entre outros.

No entanto, será que contribui para o combate ao acne? A opinião popular divide-se. Há quem acredite que ajuda a secar as borbulhas e há quem ache que não passa de uma mentira. Estivémos à conversa com a médica de medicina estétitca Matilde Jácome de Castro. Veja as respostas.

1. Há benefícios da água do mar na pele? Se sim, quais?

Alguns dos componentes presentes na água salgada são importantes para a regeneração celular e até mesmo para controlo da oleosidade. No entanto, a água do mar contém estes elementos mas muitas vezes em concentrações superiores àquelas que seriam ideais, pelo que pode conduzir à desidratação da pele.

2. Afinal, lavar o rosto com água do mar ajuda a tratar o acne e a secar as borbulhas?

Embora numa fase inicial possa parecer que há um controlo das lesões, a água do mar pode desidratar a pele, afetando o funcionamento da sua barreira cutânea e acabando por ter o efeito contrário. Pode ainda, por estar contaminada, causar a sobreinfecção de algumas lesões de acne.

3. ⁠Quem tem acne pode molhar o rosto com água do mar?

Na minha opinião tudo deve ser gerido com bom senso. Nem utilizar a água do mar como cura milagrosa para a acne, nem fugir dela. Tentar sempre dosear e sobretudo controlar a exposição solar.

4. ⁠Como podemos cuidar do acne de forma segura?

Encontrar um médico que o/a possa acompanhar e incluir na rotina de skincare ativos como o ácido salicílico, o zinco, a niacinamida e o ácido glicólico.

Conheça a nossa seleção de produtos para pele acneica: