Podemos já começar por esclarecer que beber água com limão não emagrece, é apenas um mito. Porém, está provado que o limão faz bem ao nosso corpo e organismo, graças à sua acção antioxidante, pelo que beber um copo de água com limão pela manhã pode trazer vários benefícios.
Mas quem melhor que o nosso #RealFluencer e nutricionista Dr. Pedro Queiroz para nos pôr a par de todos dos prós e contras deste fruto tão especial? No final, ainda tivemos direito a uma dica 'refrescante' para este verão.
Um ótimo aliado no processo de digestão
"Os especialistas recomendam o hábito de beber água com limão para estimular o funcionamento digestivo e contribuir para normalizar a ingestão de líquidos. Para além das suas características nutricionais, devido ao ácido cítrico presente, o limão é também um excelente ativador da função da vesícula", explica.
Fortalece o sistema imunológico
O limão tem um alto teor de vitamina C, é rico em vitamina B, cálcio, ferro, magnésio, potássio e enzimas. Além de que é um excelente antioxidante, que ajuda no combate dos radicais livres existentes no organismo. Ainda assim, o Dr. Pedro relembra que não podemos esquecer que "em pessoas mais sensíveis, o consumo regular de água com limão pode condicionar o esmalte dentário e sensibilidade digestiva, pelo que como em todos os alimentos a variedade será sempre um parâmetro a considerar".
É um fruto muito versátil a ter sempre na cozinha
"O limão deve ser incluído numa alimentação equilibrada e diversificada. A presença deste ácido é também um potente inibidor do desenvolvimento bacteriano e intensificador de sabor, sendo excelente para prevenir oxidação dos alimentos, favorecer o tempero dos mesmos e modelar paladares tornando-os mais simpáticos. O seu paladar cítrico é uma excelente opção para substituir refrigerantes e outro tipo de bebidas", afirma.
Beber de manhã é o melhor hábito
Devido ao seu paladar mais cítrico, a ingestão matinal parece reunir mais consenso. Ajuda a ativar a função digestiva,'limpando' o sistema digestivo logo pela manhã. Ao deitar, pode potenciar um efeito mais agressivo na digestão e, em pessoas mais sensíveis, alimentos ácidos e cítricos ao final do dia, poderão contribuir para gastrites ou desconforto gástrico", alerta o Dr.Pedro.
A temperatura da água influencia
"A temperatura da ingestão de líquidos parece influenciar a velocidade a que o nosso organismo absorve os mesmos. Assim, para uma absorção mais eficaz, a água sendo mais quente do que fria parece ter efeitos potenciadores".
Dica e sugestão para o verão: "recomendo fazer sumo de limão, congelar e diariamente, quando necessário, colocar um a dois cubos de gelo de sumo de limão num copo de água. É um super refresco!"
Comentários