Os alimentos são, de facto, como a Química e devemos conhecê-los com a ajuda do seu nutricionista para que, além do sabor, satisfação e calorias que fornecem, eles nos possam ajudar a construir uma saúde equilibrada e a potenciar os benefícios que lhes estão associados. Este facto é especialmente importante quando falamos da interação de vitaminas e minerais, pois pode fazer toda a diferença em termos de percentagem de absorção e contribuir assim para evitar quaisquer tipos de carências e valorizar inequivocamente a sua saúde.

Vou dar dois exemplos ilustrativos para que não restem dúvidas quanto à importância da correcta combinação alimentar:

Sugestão 1:

Evitar a mistura de alimentos muito ricos em cálcio e ferro na mesma refeição, pois quando o fazemos, a presença de um inibe a absorção completa do outro. Imagine que combina numa refeição de salada um queijo fresco (rico em cálcio) e algum tipo de carne (que seja rica em ferro). Nestes casos, o corpo não absorverá tão bem o cálcio nem tão bem o ferro. Claro que uma refeição isolada poderá não ter impacto crítico na sua saúde mas, se prolongado no tempo, este hábito pode condicionar de facto a correcta absorção dos elementos necessários ao seu organismo.

Sugestão 2:

Procure acrescentar alimentos ricos em vitamina C aos alimentos ricos em ferro, para potenciar a sua absorção. Sabia que se utilizar pequenos gomos de laranja (teor elevado de vitamina C) quando faz uma refeição que contém alimentos ricos em ferro, pode ajudar — e muito — na sua absorção? De facto, o ferro presente nos diferentes alimentos é muito melhor absorvido quando estamos na presença também de alimentos ricos em vitamina C. Desta forma vai potenciar a absorção de ferro e este pequeno detalhe é especialmente importante nas mulheres durante a fase hormonal ou em pessoas com uma alimentação do tipo vegetariano.

Exemplos não faltariam para esclarecer melhor a importância da correcta combinação alimentar, e por isso a importância de escolher um bom nutricionista para a ajudar a desvendar os verdadeiros segredos da alimentação e potenciar a sua saúde.

#PesoeMedida: alimentos que não podem faltar na sua despensa
#PesoeMedida: alimentos que não podem faltar na sua despensa
Ver artigo

Saliento também que, para pessoas que tomam suplementos alimentares, esta interação é sem dúvida fundamental e não é por um suplemento ter todas as vitaminas e minerais ou oligoelementos que pode simplesmente compensar qualquer carência nutricional. Temos de nos equilibrar e de nos ajustar ao tipo de alimentação de cada pessoa, de forma a que se tornem efetivamente suplementos e não reduzam o potencial de saúde da alimentação individual. Este é realmente um mundo que os mais exigentes em termos de saúde procuram conhecer e beneficiar com a aplicação do correcto conhecimento.

Já sabe: escolha bem os alimentos, combine-os bem e tenha uma saúde elevada ao seu mais alto potencial! Vai começar hoje?

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.