Preparação para o inverno
Estamos em outubro, um mês favorável para nos prepararmos para o inverno que se avizinha. Por isso, nada melhor do que fazermos uma retrospectiva dos nossos hábitos de vida. Como está a sua alimentação, o seu descanso e o seu sono? Tem realizado exercício, nem que sejam caminhadas diárias? Faz alguma suplementação?
A importância do equilíbrio alimentar
O equilíbrio é a peça fundamental para uma vida saudável, sendo que um dos fatores determinantes para o nosso estado de saúde, rendimento físico e psíquico é a alimentação. Já sabemos que o outono nos oferece alimentos coloridos e abundância, por isso há que aproveitá-los para obtermos as vitaminas, minerais e outros nutrientes que mantêm o nosso equilíbrio nutricional. Consuma frutos vermelhos, como as amoras e os mirtilos; uvas; frutos secos, em que as amêndoas são sempre um excelente snack; romãs e castanhas. Deverá sempre evitar alimentos ricos em hidratos de carbono simples (açúcar), carnes vermelhas, produtos de charcutaria e fritos.
Alimentação ideal e desafios
Num mundo ideal, uma alimentação variada e completa, aliada a um estilo de vida saudável, deverá ser o suficiente para fornecer ao corpo humano todos os nutrientes de que ele precisa para se manter num nível ótimo de funcionamento, contudo, a realidade não nos mostra sempre estes resultados. Ao longo das últimas décadas, foram introduzidos no nosso quotidiano muitos alimentos processados, industrializados e de baixo valor nutricional, que levam a um desequilíbrio e a várias carências a nível de alguns nutrientes básicos, como o ferro, o magnésio e as vitaminas. Assim, reavaliando a importância do equilíbrio na alimentação, é essencial repensar os nossos hábitos.
Exercício físico e suplementação
Relembramos sempre que, para além de uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico é essencial para o bom funcionamento do organismo. Saibam que os suplementos alimentares não devem ser substitutos da alimentação, mas sim uma ajuda extra para colmatar possíveis carências — que variam de pessoa para pessoa, sendo fundamental consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar a sua toma. Um outono mais equilibrado ajudará a preparar o corpo para os meses de maior frio, reforçando as defesas naturais do organismo e aumentando a resistência física. Não podemos esquecer que, por razões externas, genéticas ou outras, muitos de nós poderão precisar de um reforço extra.
Comentários