
Se é verdade que o cabelo diz muito sobre uma personagem, então em The White Lotus ele fala mais alto que nunca. Quem viu a série não ficou indiferente às três amigas Jaclyn, Kate e Laurie, e muito menos aos seus visuais: três loiros diferentes, mas todos icónicos. Por trás dessas transformações de cabelo está Tracey Cunningham, hairstylist e especialista em coloração, responsável pelas cores de cabelo mais bonitas de Hollywood, desde Emma Stone, Lana Del Rey e Lindsay Lohan.
Numa press trip a Berlim, para o Hair By Schwarskopf Festival, a Miranda teve a oportunidade de entrevistar Tracey, que revelou um pouco sobre os bastidores destas transformações, partilhou truques para mudar de visual com subtileza e apontou as cores que estão a dominar os salões - além do eterno loiro.
Cada loiro, uma personagem
Apesar de partilharem a mesma paleta de loiro quente, os cabelos de Jaclyn (Michelle Monaghan), Kate (Leslie Bibb) e Laurie (Carrie Coon) não podiam ser mais diferentes. “Quisemos que cada tom refletisse a personalidade da personagem. A Leslie Bibb já era loira, então fizemos apenas alguns ajustes. A personagem dela era do sul dos EUA e as mulheres do sul adoram ser loiras!”, conta Tracey.
A mudança mais exigente foi a de Michelle Monaghan, que passou de castanho com coloração permanente para um loiro natural, elegante e luminoso. “Foi um processo longo, planeado com meses de antecedência, feito em várias etapas. E é isso que faz parecer que ela já era loira há muito tempo. Não dá para fingir esse efeito num só dia".
Na verdade, é esse o segredo para um loiro bonito. Não é só a cor. É o ritmo, a subtileza e o contexto. “Quando se faz tudo num dia, não parece real. O loiro precisa de tempo para ganhar aquele ar vivido", explica Tracey. Essa atenção ao tempo de construção é o que faz com que o loiro de Michelle Monaghan, por exemplo, pareça tão “realista” - o tipo de tom que alguém poderia ter mantido durante anos sem que parecesse uma mudança recente.
Já Carrie Coon, que vive em Nova Iorque, chegou com o visual praticamente feito, um tom mais claro e ligeiramente dourado. Tracey apenas retocou as raízes. “Fiz com muito respeito ao trabalho anterior".
Um dos visuais mais comentados, aliás, ganhou até nome próprio: "the cunty little bob", é o corte e tom usados pela personagem de Leslie Bibb, que descreve na perfeição a sua personalidade na série. É, basicamente, um bob de quem sorri com os olhos, mas julga em silêncio. “É tão popular! E teve mesmo impacto", afirma Tracey, com risos.
Além do loiro, qual é a cor do momento?
Segundo Tracey, os morenos estão a ganhar destaque, especialmente entre pessoas naturalmente mais loiras que agora procuram tons mais escuros e sofisticados. “A Riley Keough fez isso numa campanha para a Chanel, a Margaret Qualley também. E a Lana Del Rey também adora escurecer ligeiramente o tom. E as pessoas adoram ver essas mudanças, deixam-se inspirar".
Este tipo de escolha também surge como resposta ao desejo de algo mais low-maintenance, de "baixa manutenção", mais discreto, e ao mesmo tempo poderoso. Uma aposta que tem vindo a crescer com a tendência das cool brunettes nas redes sociais.
Mas atenção: nada de preto. “É demasiado intenso para a maioria das peles. Os castanhos médios e quentes são mais suaves e elegantes, e claro, mais fáceis de depois voltar a mudar", refere.
Mudar sem arriscar, Tracey partilha os seus truques
Para quem quer mudar sem arriscar, Tracey tem uma abordagem segura e eficaz: luzes subtis combinadas com gloss. “Se alguém chega ao salão e diz que quer ser ruiva, eu faço umas luzes e aplico um gloss ruivo. Ou então se querem um castanho mais claro, uso a mesma lógica. Fica mais natural e não deixa uma linha marcada na raiz. É ideal para quem ainda não está pronta para uma transformação total", conta.
Sobre a sua profissão, Tracey não hesita quando lhe perguntamos qual é a sua parte favorita no trabalho. “Cor. É tudo o que eu faço. É emocionante e faz as pessoas felizes.” E ainda acrescenta, divertida: “Só gostava que durasse mais tempo!”
Comentários