Organizar a nossa despensa é também uma forma de nos comprometermos a ter novos hábitos alimentares, pois sabemos que na grande maioria das vezes vamos buscar o que está mais à mão e mais perto, sempre que o apetite fica mais apertado. A despensa deve então ser o ponto de partida e a forma de a organizarmos vai ajudar-nos a cumprir os nossos propósitos.

#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
Ver artigo

Nesta organização não devemos ser fundamentalistas e podemos também incluir alimentos para eventos especiais ou ocasiões que fujam do nosso dia-a-dia, imprevistos e alimentos de preparação rápida. Se tiver um armário que funcione como despensa, coloque em baixo os alimentos mais pesados e em cima de tudo os que utiliza menos vezes, mas que podem ser importantes ter e armazenar.

Na distribuição de alimentos na sua nova despensa, inclua também espaço, geralmente em zonas intermédias de altura, para alimentos de uso comum e para fácil acesso.

Depois deste conceito geral, deixo alguns grupos de alimentos que não podem faltar. Nesta sugestão, procure incluir alimentos de todos os grupos alimentares, para que a sua alimentação seja diversificada e variada:

  • água, água com gás, chás;
  • arroz de diferentes tipos, como o basmati, selvagem ou vaporizado;
  • massa de diferentes formas e, porque não, de fontes diversas, como massa de grão e massa de lentilhas;
  • leite para quem consome, podendo ser sem lactose em alguns casos;
  • atum em azeite ou ao natural;
  • grãos como o feijão, grão de bico, lentilhas, armazenados em frascos individuais;
  • cereais como a espelta, a aveia, o centeio, a cevada e tantos outros que devemos incluir e variar na nossa alimentação.

Haverá por vezes também espaço para bolachas, cereais de pequeno-almoço, chocolates e outras eventuais opções, mas lembre-se que neste caso devem ser a minoria da sua despensa.

#PesoeMedida: frutas de primavera
#PesoeMedida: frutas de primavera
Ver artigo

Os hortícolas, as frutas, as carnes, o pescado e os ovos, os iogurtes e tantos outros alimentos mais perecíveis, representam na grande maioria dos casos uma importante fatia dos alimentos que também devemos ter, mas devido às suas especificidades são geralmente armazenados no frigorífico, arca de congelação ou em zonas próprias, e completam a nossa despensa, agora mais saudável.

Alimentos como o sal, o açúcar, as especiarias, ervas aromáticas e frutos secos, são também fundamentais numa despensa variada e devem ser sempre acondicionados individualmente.

Na escolha dos alimentos a fazer parte da sua despensa familiar, inclua os que lhe foram recomendados pelo seu nutricionista e junte alguns extra para os restantes membros da família, para que todos possam conviver, partilhar e saborear o bom da vida que é também a alimentação.

Mas discipline-se e organize a sua despensa para que consiga implementar correctamente as recomendações nutricionais. Vejo na minha consulta muitos casos em que a atitude está lá, mas a correcta organização da despensa condiciona o foco diário para a sua adequada aplicação. Peça ajuda à família e organize hoje mesmo a sua nova despensa para que novos hábitos possam também ser iniciados. Divirta-se!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.