Há hábitos que se vão criando e que facilitam e tornam mais previsível a nossa vida. Estas rotinas dão-nos alguma segurança, na medida em que já as conhecemos e permitem, dia após dia, que “saibamos um pouco” prever o futuro e o que irá acontecer a seguir.

Acordamos sempre à mesma hora, vamos sempre à mesma casa de banho, tomamos o pequeno-almoço que sempre fizemos, vamos para o trabalho seguindo sempre a mesma estrada… e por aí fora. Mas será esta a estrada certa? Será que estas rotinas nos tornam, no que respeita à nossa saúde, mais saudáveis?

A resposta é nim ;) Passo a explicar: se as rotinas forem estruturadas, se nos ajudarem a criar hábitos saudáveis, devemos incentivá-las e colocá-las em prática. Mas tal como pequenos passos nos levam a grandes distâncias, também pequenos ajustes diários e feitos de forma consistente podem ter esta capacidade e levarem-nos muito mais longe na nossa optimização da saúde.

Para criar rotinas, a melhor forma é definir áreas de atuação e ir afinando depois, passo a passo, cada uma delas. Horários de sono, horários para caminhar, refeições a fazer, e só depois devemos ir afinando cada uma delas, como deitar e levantar a determinadas horas, incluir a caminhada nas rotinas do nosso dia, variar os alimentos que escolhemos para cada refeição. Mas como fazer isto? Como melhorar as nossas rotinas?

Comece por criar bases sólidas para as suas rotinas. As rotinas iniciais devem ser fáceis de implementar, e colocá-las em prática pode ser imediato. Comece, por exemplo, a definir horários de deitar e acordar. Porque não deixar preparados de véspera alguns alimentos, para termos a certeza que os podemos utilizar e comer no dia seguinte? Para ter mais tempo para si, porque não começar a acordar 20 minutos mais cedo quando necessita? Levar sempre uma garrafa de água para passar a beber mais líquidos. Deixar as chaves do carro sempre no mesmo sítio, para que saiba sempre onde estão. De forma natural, repare que, por norma, já consegue e aplica estas estratégias.

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Mas agora há que refiná-las e, na alimentação, a criação de rotinas mais saudáveis passa por organizar melhor as suas refeições, seja o local onde as prepara, onde as faz, com quem as faz ou os alimentos que utiliza. Crie sempre estas estratégias com o seu nutricionista, para que ajustes que possa criar nunca coloquem em causa a sua saúde.

Sabemos que a base da alimentação saudável é a variedade alimentar. Mas então como torná-la compatível com rotinas saudáveis? É aqui novamente que o seu nutricionista vai explicar e recomendar como deve proceder no dia-a-dia e como gerir imprevistos que todos temos na nossa vida.

São rotinas saudáveis que nos tornam mais saudáveis, e não é por um dia comer super-bem, que vai emagrecer; tal como não será por um dia que coma menos bem, que vai deitar tudo a perder e engordar. A estratégia é criar bases e rotinas alimentares e de vida, que permitam levar a mais saúde sem falar de peso. No ideal, nem deveríamos ser obcecados pela balança, mas sabemos que as nossas formas corporais, o nosso peso e a nossa saúde dependem em grande medida dos hábitos que criamos e das rotinas diárias que temos. Procure ir ajustando cada uma delas, sempre na direção da evolução, e se um dia não correr como espera – porque há sempre tentações ou escapes emocionais – lembre-se que serão dissipados se as rotinas de base forem fortes, seguras e saudáveis.

Comece hoje mesmo a criar as suas rotinas de saúde, mais saudáveis, a ser feliz, a partilhar momentos e a viver a vida que sempre quis. Que excelente dia é hoje para começar!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

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