Viver mais anos, com mais saúde e com o máximo de bem-estar é, sem dúvida, um dos maiores desafios para quem procura ser saudável. Sabemos que, para isso, a alimentação correta, o sono reparador, o exercício físico moderado, as relações sociais e uma boa genética são os pilares. Mas como podemos melhorar cada uma destas áreas? Como podemos, no dia a dia, transformar rotinas que nos permitam escolher este caminho e definir o nosso estilo de vida como mais saudável?
Tudo começa na atitude
Antes de mais, é importante saber que tudo começa na atitude, no desejo e na vontade de evoluir e ser melhor a cada dia, em cada uma das áreas. Como nutricionista funcional, foco-me, sem dúvida, no papel da alimentação correta e da hidratação adequada, escolhendo e repartindo alimentos ao longo do dia, adaptando-os a cada pessoa e a cada etapa da vida. Mas sei também que um conjunto de fatores externos, como as nossas emoções, as relações interpessoais, os níveis de stress e tantos outros fatores, complicam o impacto positivo que as escolhas alimentares podem ter. Assim, com base no que tenho lido, estudado e aprendido ao longo dos anos, deixo algumas pistas para que, a cada ano que se inicia, possa dar um passo mais consistente nesta busca por sermos mais saudáveis.
- Comece por ter bons pensamentos para consigo. A forma como pensamos e organizamos os nossos pensamentos ajudar-nos-á, sem dúvida, a tomar as melhores decisões e a buscar o melhor a cada momento. As pessoas mais otimistas podem não ser só mais saudáveis, mas desfrutam da sua saúde de forma mais autêntica e tiram mais proveito da sua vida.
- Crie rotinas que funcionem consigo. Geralmente, recomenda-se a prática de exercício físico pela manhã, quando os níveis de cortisol estão mais baixos. Mas, se para si é durante a tarde ou até ao final do dia que consegue exercitar-se, não deixe de o fazer.
- Comece o dia com um bom copo de água. Um corpo bem hidratado é meio caminho para a saúde plena. Poderá ser chá ou até uma infusão, mas o importante é começar cada dia desta forma, hidratando o seu corpo.
- Escolha, sempre que possível, fazer refeições com amigos ou família. Nas chamadas blue zones, zonas de longevidade, o convívio à volta da mesa acrescenta alegria e permite desfrutar da refeição com outro encanto, saboreando cada alimento e retirando dele o melhor de cada nutriente.
- Deite-se cedo e acorde cedo. Os horários de sono e a forma como descansamos são, sem dúvida, uma das áreas mais importantes na recuperação e regeneração celular. Invista o seu tempo a preparar cada noite de sono para que possa retirar dela o melhor.
- Caminhe 30 minutos por dia. O movimento que permitimos ao nosso corpo ajuda a mantê-lo em correto funcionamento e previne muitas lesões e problemas de saúde. Comece por pequenas rotinas de caminhada, mas tente incluí-las no seu dia a dia.
- Alimente-se bem. Escolha os alimentos que, em conjunto no seu dia alimentar, lhe forneçam os melhores nutrientes, na hora certa e mastigados de forma correta para que possam ser bem absorvidos e aproveitados. A magia da alimentação saudável e os seus benefícios na sua vitalidade e energia são, sem dúvida, garantias de melhor saúde. Se tivesse um Ferrari, que gasolina lhe colocaria? A mais económica ou a melhor possível para preservar o seu motor? O seu corpo e a sua saúde valem bem mais do que qualquer Ferrari. Comece hoje mesmo a cuidar de si.
Ser saudável começa numa decisão. Decida e seja mais saudável. Devemos dar valor à nossa saúde quando a temos e podemos otimizá-la, não apenas quando surgem questões delicadas.
Aproveito para desejar o melhor dos anos para si neste novo ano que agora está prestes a começar.
Comentários