As tendências dizem-nos que os penteados são a opção perfeita quando queremos elevar qualquer look. O rabo de cavalo é ideal para uma ocasião mais casual e descontraída. O coque transmite uma vibe mais clássica e a trança assenta que nem uma "luva" num viual romântico.

Com o apogeu destes apanhados, que estão por todo o lado, a internet tem-se queixado de alguns problemas capilares, como a queda de cabelo, que podem surgir quando optamos por estes penteados. Será que o rabo de cavalo, coque e trança fazem com que o nossos fios fiquem mais frágeis? Fomos investigar. Patrick Depaus, hairstylist profissional, do salão Patrick na Avenida da Liberdade, em Lisboa, explica-nos tudo.

Costuma arrancar os cabelos brancos? Não devia e um tricologista explica porquê
Costuma arrancar os cabelos brancos? Não devia e um tricologista explica porquê
Ver artigo

"Os possíveis problemas de usar estes penteados todos os dias vão estar ligados principalmente ao factor 'tracção' do elástico. Sempre ter o cuidado de atar o cabelo com alguma 'folga' . Não pode nunca ser desconfortável ou doloroso", revela.

De forma a resolver este problema, Patrick diz-nos que "mais vale usar um produto de styling — gel, brilho ou pasta — para ajudar a criar o efeito sleek ou wet". E como é que podemos manter o cabelo saudável? "A forma de protegermos o cabelo será e deve ser sempre a mesma: uma rotina de cuidados do cabelo adaptado às necessidades de cada cabelo, mas sempre hidratação, hidratação, hidratação", acrescentando que os condicionadores, máscaras, óleos e séruns são imprescindíveis para preservamos a integridade da fibra capilar.

"Não deixar nunca para amanhã o cuidado que demora cinco ou dez minutos hoje. O cabelo agradece e o resultado fica tão mais luminoso e fantástico. Não há Beleza sem saúde ou esforço", conclui.

Inspire-se no rabo de cavalo com trança dupla para o seu próximo look: