Com formação em Belas-Artes, Sofia Suki viu na maquilhagem uma terapia em forma de arte, "que tem uma intenção e um processo criativo". O seu fascínio por este mundo surgiu quando começou a brincar com a maquilhagem da irmã. "Criava produtos híbridos entre batons e blushes que depois misturava com champô e gel de banho. Estou de castigo até hoje, mas, o processo de experimentação dava-me imenso gozo e uma certa tranquilidade", recorda Sofia. E só mais tarde é que aprendeu mais sobre técnica e aplicação de make que diz ter adquirido a ver os vídeos dos makeup artists Luciano Fialho e Wayne Goss.
Sofia confessa que muitas foram as vezes que criou um look, fez a fotografia, mas nunca publicava, não apenas pela timidez, mas também pelo receio de comentários negativos. Foram os amigos que a incentivaram a partilhar as criações no Instagram, entre eles, Jael Correia. "É alguém quem partilho uma infinita paixão por skincare, foi a principal responsável por me motivar a fazer mais experiências e a publicar". A artista não esconde a felicidade ao receber feedback dos profissionais que mais admira em Portugal, como Antónia Rosa, Paulo Almeida ou Miguel Stapleton. "São profissionais criativos, com uma precisão e detalhe incrível e um talento e qualidade imenso", afirma.
A makeup artist encontra a sua inspiração na arte drag e em outros maquilhadores. "Tenho imensas referências visuais na música, como a Björk e o G-Dragon. São artistas que sofrem mutações, encaram personagens, brincam com formas, estados de espírito, cores e símbolos", conta Sofia. E ainda confessa, "a quarentena também me despertou a ser mais criativa e a motivar outros a encontrar uma forma de expressão dentro de paredes". A pensar no futuro, Sofia tem um olho na maquilhagem e outro na moda. Gostava de ter formação na primeira, aperfeiçoando técnicas e no que diz respeito à moda, diz ter ainda muito que aprender.
Sofia Suki não gosta apenas de brincar com a maquilhagem, gosta de brincar com conceitos, como a mesma diz " os significantes e os significados das coisas". "A criatividade é ilimitada e indomável", diz a artista, e é por isso que raramente o resultado final é o que idealizou no princípio. E apesar da brincadeira, Sofia quer transmitir uma mensagem forte com o seu trabalho. "Há quem possa tirar apreciações estéticas dos meus trabalhos, mas o que quero transmitir é uma sensação e cada um faz o que quiser com ela. Gostaria que isso fosse um estímulo à criatividade e de incentivo a integrar comunidades de pessoas com gostos semelhantes (ou não) que nos fazem crescer e aprender". E conta o que deseja para aqueles que visitam a sua página de Instagram, "que se sinta motivado a brincar com maquilhagem, a experimentar novas coisas e a aceitar que é ok ser diferente e fazer coisas diferentes".
Top 3: os looks favoritos de Sofia Suki
"A inspiração para este look foi a minha mãe. Infelizmente, não herdei as sardas nem as pestanas compridas dela, mas foi muito engraçado fazer uma reinterpretação da beleza intemporal dela."
"O Instagram foi inundando da febre “Euphoria”. Os looks com aplicações de cristais passaram de foleiros a tendência! Inicialmente planeava apenas desenhar linhas, mas, achei que seria engraçado fazer aplicações coloridas porque nunca tinha experimentado. Muitos dos meus looks são o resultado de algo que faço pela primeira vez."
"Já em quarentena e em casa dos meus pais deixei de ter acesso a muitos dos materiais que uso normalmente. Perguntei à minha mãe se ainda teria as missangas com que brincava e criava quando era mais nova e ela procurou-as de propósito para esta brincadeira. É um dos meus looks favoritos porque sinto que foi uma colaboração entre "Eu" e a "Paciência dos meus pais"."
Comentários