Com formação em Belas-Artes, Sofia Suki viu na maquilhagem uma terapia em forma de arte, "que tem uma intenção e um processo criativo". O seu fascínio por este mundo surgiu quando começou a brincar com a maquilhagem da irmã. "Criava produtos híbridos entre batons e blushes que depois misturava com champô e gel de banho. Estou de castigo até hoje, mas, o processo de experimentação dava-me imenso gozo e uma certa tranquilidade", recorda Sofia. E só mais tarde é que aprendeu mais sobre técnica e aplicação de make que diz ter adquirido a ver os vídeos dos makeup artists Luciano Fialho e Wayne Goss.

Sofia confessa que muitas foram as vezes que criou um look, fez a fotografia, mas nunca publicava, não apenas pela timidez, mas também pelo receio de comentários negativos. Foram os amigos que a incentivaram a partilhar as criações no Instagram, entre eles, Jael Correia. "É alguém quem partilho uma infinita paixão por skincare, foi a principal responsável por me motivar a fazer mais experiências e a publicar". A artista não esconde a felicidade ao receber feedback dos profissionais que mais admira em Portugal, como Antónia RosaPaulo Almeida ou Miguel Stapleton. "São profissionais criativos, com uma precisão e detalhe incrível e um talento e qualidade imenso", afirma.

makeup artist encontra a sua inspiração na arte drag e em outros maquilhadores. "Tenho imensas referências visuais na música, como a Björk e o G-Dragon. São artistas que sofrem mutações, encaram personagens, brincam com formas, estados de espírito, cores e símbolos", conta Sofia. E ainda confessa, "a quarentena também me despertou a ser mais criativa e a motivar outros a encontrar uma forma de expressão dentro de paredes". A pensar no futuro, Sofia tem um olho na maquilhagem e outro na moda. Gostava de ter formação na primeira, aperfeiçoando técnicas e no que diz respeito à moda, diz ter ainda muito que aprender.

Sofia Suki não gosta apenas de brincar com a maquilhagem, gosta de brincar com conceitos, como a mesma diz " os significantes e os significados das coisas". "A criatividade é ilimitada e indomável", diz a artista, e é por isso que raramente o resultado final é o que idealizou no princípio. E apesar da brincadeira, Sofia quer transmitir uma mensagem forte com o seu trabalho. "Há quem possa tirar apreciações estéticas dos meus trabalhos, mas o que quero transmitir é uma sensação e cada um faz o que quiser com ela. Gostaria que isso fosse um estímulo à criatividade e de incentivo a integrar comunidades de pessoas com gostos semelhantes (ou não) que nos fazem crescer e aprender". E conta o que deseja para aqueles que visitam a sua página de Instagram, "que se sinta motivado a brincar com maquilhagem, a experimentar novas coisas e a aceitar que é ok ser diferente e fazer coisas diferentes".

Top 3: os looks favoritos de Sofia Suki

#MustFollow: Sofia Suki, a artista portuguesa que reinventa a maquilhagem
Sofia Suki créditos: @sofiasukii

"A inspiração para este look foi a minha mãe. Infelizmente, não herdei as sardas nem as pestanas compridas dela, mas foi muito engraçado fazer uma reinterpretação da beleza intemporal dela."

#MustFollow: Sofia Suki, a artista portuguesa que reinventa a maquilhagem
Sofia Suki créditos: @sofiasuki

"O Instagram foi inundando da febre “Euphoria”. Os looks com aplicações de cristais passaram de foleiros a tendência! Inicialmente planeava apenas desenhar linhas, mas, achei que seria engraçado fazer aplicações coloridas porque nunca tinha experimentado. Muitos dos meus looks são o resultado de algo que faço pela primeira vez."

#MustFollow: Sofia Suki, a artista portuguesa que reinventa a maquilhagem
Sofia Suki créditos: @sofiasukii

"Já em quarentena e em casa dos meus pais deixei de ter acesso a muitos dos materiais que uso normalmente. Perguntei à minha mãe se ainda teria as missangas com que brincava e criava quando era mais nova e ela procurou-as de propósito para esta brincadeira. É um dos meus looks favoritos porque sinto que foi uma colaboração entre "Eu" e a "Paciência dos meus pais"."

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.