Nada a ver com as minhas raízes espanholas, mas de Espanha sim, bom vento e bom casamento. Digam o que quiserem, mas o meu exemplo em casa é o de um bom casamento - o dos meus pais - e de muito bom vento - o dos verões passados na costa, dos invernos em Madrid, das colónias para bebé, das panquecas comidas na Gran Via, dos granizados de limão, da orchata bebida em Cáceres... Muitas e boas recordações. Não surpreende por isso (pelo menos a mim, não) que do país vizinho soprem bons ventos. Fora a Arte, a Moda, o Cinema, incontornáveis, de Espanha vêm algumas das marcas de Beleza mais amadas, solidamente implantadas, ali, cá e no resto do mundo.

Loewe

A Beleza que vem de Espanha: as 8 marcas nuestras hermanas que gostamos de usar
Solo, € 77.50, Loewe, Sephora

A história de Loewe começa em 1846, com o atelier de peles na calle Lobo, em Madrid. En 1872, Enrique Loewe Roessberg, artesão alemão, é um nome importante da marroquinaria, empresário famoso, conhecido pelo seu carácter competitivo e exigente, fazendo da marca o símbolo do luxo artesanal mundial. A história é longa, e vai de sucesso em sucesso: da marroquinaria ao prêt-à-porter feminino (anos 60), com nomes como Karl Lagerfeld e Laura Biagiotti a desenharem para a marca, e uma década depois a colecção feminina de criação própria - são famosos os seus lenços -, o primeiro perfume (1972), L de Loewe, a expansão para a Ásia, a associação à LVMH, à criação da Fundación Loewe... A história da família e da empresa é muito bem contada pelo jornal El País e vale mesmo a pena ler, porque o nosso assunto é solo... Solo. Escolhemos esta fragrância pela sua frescura e carácter intemporal, com acordes que se harmonizam num diálogo muito equilibrado, e porque apesar de estar destinada ao universo masculino é daqueles aromas que bem podem ser anunciados como unisexo. Amadeirado, epicée, com sândalo, goiaba e maçapão... é todo um luxo. Além disso, o frasco é maravilhoso.

Cantabria labs, Neostrata

A Beleza que vem de Espanha: as 8 marcas nuestras hermanas que gostamos de usar
Creme Ultra Daytime SPF 20, Neostrata, em farmácias e para-farmácias

Cantabria Labs agrupa um conjunto de empresas dedicadas à Dermatologia apostadas em oferecer produtos inovadores e próximos do utilizador. De entre as várias marcas, escolhemos a Neostrata, tantas vezes sugeridas pelos dermatologistas e cirurgiões plásticos, pelos seus ingredientes hidratantes, calmantes e de elevada acção cicatrizante.

Gostamos deste Creme Ultra Daytime SPF 20, um cuidado hidratante para usar todos os dias, porque além das sua virtudes anti-envelhecimento, ideal para a pele seca e desidratada, tem SPF 20, garante protecção solar adicional, e está ainda aconselhado como creme pré e pós-peeling. A sua fórmula inclui ácido glicólico (8%), ácido cítrico (2%), filtros solares e extractos vegetais. Para aplicar no rosto e pescoço.

Isdin

A empresa especializada em dermatologia já soma quase 5 décadas de história - nasceu da união da Puig (do mundo dos cosméticos) com a Esteve (farmácia), reflectindo até hoje o contributo de ambas, da ciência e da pesquisa e da sensibilidade do universo da cosmética. Líder em foto-protecção - não há quem não associe a marca aos cuidados para o sol - a empresa prossegue o seu caminho de crescimento e investigação, com a oferta de mais produtos em áreas que cubram outras necessidades.

Ao sol, não passamos sem este tubinho Fusion Water (€ 23) com protecção solar FPS 50+ UVB e UVA, o primeiro cuidado para o sol de base aquosa com protecção UV invisível e de absorção imediata. Integra a Tecnologia Fusion e Safe-Eye TechTM - não arde nos olhos - fazendo dele o cuidado indicado para a prática de desporto, além de ser muito fácil de aplicar, fundindo-se sem problemas na pele; a tecnologia Wet-Skin permite a aplicação sobre a pele molhada e é resistente à água. Contém activos anti-envelhecimento, como o ácido hialurónico, e antioxidantes, como a vitamina E, e até as peles mais oleosas podem usá-lo.

Mesoestetic

A Beleza que vem de Espanha: as 8 marcas nuestras hermanas que gostamos de usar
Cosmelan 2, € 174,96, Mesoestetic, mesoestetic.com

Em constante colaboração com o sector médico, a Mesoestetic é conhecida desde os anos 90 pelos seus tratamentos inovadores relacionados com o envelhecimento da pele do rosto, nomeadamente com os problemas da hiperpigmentação - o lançamento de Cosmelan 2 é bem sinal deste percurso de sucesso - além dos cuidados para o corpo. A boa fama não conhece fronteiras e hoje a empresa vende os seus produtos em mais de 80 países. Nas suas actuais instalações operam as linhas de produção de cosmecêuticos, nutricêuticos, medicamentos e produtos de saúde injectáveis, uma Unidade de Biotecnologia e uma Unidade Médica para o Controlo e Seguimento Observacional, onde os técnicos levam a cabo as pesquisas dos princípios activos e testes in-vitro e in-vivo dos produtos de última geração que fabrica. Escolhemos aquele que é referido como o cuidado despigmentante mais vendido do mundo, Cosmelan 2, uma referência a nível mundial por ser o creme anti-manchas para uso tópico domiciliário - assegura os resultados obtidos no tratamento profissional e evita o aparecimento de novas alterações pigmentares.

Martiderm

A Beleza que vem de Espanha: as 8 marcas nuestras hermanas que gostamos de usar
Night Renew, em embalagens com 10 ou 30 ampolas de 2 ml, € 21,35 e 51,85, respetivamente, Martiderm

A Farmácia Marti Tor (Barcelona, anos 1950) deu o pontapé de saída com a fórmula Martiderm, desenvolvendo fórmulas pioneiras na manipulação da Vitamina C e dos proteoglicanos pela mão do farmacêutico Josep Martí, fundador da marca. Contudo, foram necessários mais 30 anos para comercializar o produto estrela da marca, as ampolas anti-idade de proteoglicano, com formato em vidro topázio, hoje consumidas em todo o mundo, numa quantidade que ascende a mais de 50.000 ampolas por dia. Como seria de imaginar, já usámos (e adoramos) as suas ampolas. Hoje a escolha vai para as que actuam durante a noite (há coisa mais eficaz que estarmos sossegadas enquanto 'algo' trabalha sem barreiras?). Estas ampolas Night Renew ajudam na renovação celular, hidratam, reafirmam e ainda previnem os sinais do envelhecimento, enquanto unificam o tom. Os alfa-hidroxiácidos fazem uma suave esfoliação das camadas superficiais da pele, a acção combinada do colagénio marinho com o ácido hialurónico ajuda a evitar a perda de água e a estimular a produção de colagénio e elastina.

Natura Bissé

A Beleza que vem de Espanha: as 8 marcas nuestras hermanas que gostamos de usar
Diamond Cocoon Collection, Natura Bissé

A história tem o seu início em Barcelona, em 1979, quando o fundador da empresa, Ricardo Fisas, observou um pormenor que mudaria para sempre a indústria cosmética: as mãos de um empregado de sua antiga empresa, que trabalhava com aminoácidos, colagénio, elastina e queratina, eram incrivelmente suaves. No seu processo de investigação, Fisas descobriu que esses aminoácidos naturais na sua forma livre tinham um poderoso efeito sobre a pele e assim nasceu a primeira fórmula da Natura Bissé. Em 2008, Ricardo Fisas e Gloria Vergés, os fundadores da marca, criaram uma fundação privada e independente que ajuda todos os que lidam com problemas oncológicos.

Escolhemos a (super, fabulástica) linha Diamond Cocoon Collection assente em 3 pilares avant-garde - libertar, fortalecer e proteger - e cujos produtos incluem ingredientes que asseguram a melhor protecção da pele: OxySkin, que melhora a oxigenação celular, OxySkin-HEV, que previne e repara os danos causados pela luz azul, Extrato Fermentado Alteromonas, que gera uma malha que retém partículas contaminantes, Complexo Actiobioma, complexo prebiótico que mantém o equilíbrio da microbiota cutânea e PolyShield, um polímero que cria um escudo invisível sobre o rosto.

Hierbas de Ibiza

A tradição familiar na perfumaria está na origem de Hierbas de Ibiza (1965), quando Antonio e Pele Torres criaram a Eau de Toilette e o After Shave Torres como complemento das suas colecções de jóias, de design próprio. Trinta anos depois, os irmãos Torres Sagrera, Antonio, Isabel e Mercedes, já de outra geração, reinterpretam e aperfeiçoam esta fragrância fresca e muito olé, lançando a Água de Colónia Fresca Hierbas de Ibiza, felizmente há à venda no nosso país, usada por famosas como Penélope Cruz ou Jennifer López e uma das preferidas dos editores de Beleza de títulos como The New York Times Magazine, Conde Nast Traveller, Harper’s Bazaar, Elle, Hola ou Vogue.

The Lab Room

A Beleza que vem de Espanha: as 8 marcas nuestras hermanas que gostamos de usar
Sensitive Skin Serum, € 54, The Lab Room, thelabroom.com

Monica Ceño Elie-Joseph é a fundadora e criadora de The Lab Room (anos 1970) uma das que pisa a red carpet em eventos de alcance global como os prémios Cannes (só para dar um exemplo). Quando em 2004 lançou a usa colecção de bálsamos artesanais, o menu de cosméticos e perfumes teve um alcance brutal. Exemplo disso? O salão de Orlando Pita, em Nova Iorque, o destino estrela de Fred Segal em Santa Monica, Califórnia, o Spa Boutique Merle Norman Cosmetics em New Canaan (Connecticut), o distrito de moda conhecido como la Milla de Oro, no bairro de Salamanca, em Madrid, tudo mecas onde The Lab Room poderá ser encontrado.

Escolhemos este bem-amado Sensitive Skin Serum, de acção regeneradora, descongestionante, calmante e anti-envelhecimento, ideal para a pele sensível, rico em óleo de Inca - usado pelas mulheres da tribo Inca para revitalizar e rejuvenescer a pele -, que contém uma das maiores concentrações de ácidos gordos poli-insaturados (48% de ómegas 3,  37% de ómegas 6 e 8% de ómegas 9), células regenerativas, antioxidantes naturais, anti-envelhecimento, conhecido ainda pela elevada acção hidratante, e calmante dos estados de vermelhidão, graças ao óleo essencial de Marigold e camomila, especialmente adequado para peles sensíveis, com sinais de irritação associada a eczema. Estados de acne e dermatite, pele muito seca e sensível podem ter aqui uma ajuda preciosa. Para aplicar à noite, apenas umas gotas.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda