Não precisamos de provas científicas para saber de onde nasceu o cat-eye: basta olharmos para os nossos amigos de quatro patas. O olhar de felino tem inerente uma dose de sensualidade e mistério (que pode ou não estar relacionada com o habitual mau feitio dos gatos) mas era só uma questão de tempo até alguém tentar recriar essa imagem. A primeira na fila do cat-eye (de que haja registo): Cleópatra, claro, um dos primeiros ícones de beleza, trendsetter e inspiração até aos dias de hoje. Se ela conseguia fazer um cat-eye com os poucos instrumentos de cosmética da altura, qual é a nossa desculpa para não aperfeiçoarmos a técnica?

Antigo Egipto: Cleópatra

Com um lápis improvisado ou um pouco de 'sombra' preta, Cleópatra foi das primeiras a transpor a beleza felina para os olhos humanos. Para além de ficar linda-de-morrer, o lápis era visto como uma proteção dos olhos em relação ao sol e ajudava a personificar o 'evil eye'.

Anos 20: Josephine Baker

Josephine Baker, uma cantora e bailarina francesa, ajudou a tornar o cat-eye de novo popular durante os loucos anos 20.

Anos 40: pin-up

Duas décads depois, o mundo volta a lembrar-se que o cat-eye existe, com a ajuda das pin-up girls. A acompanhar os seus cabelos enrolados, corpo voluptuosos e tez homogénea está, claro, o cat-eye.

Anos 50: Brigitte Bardot

Brigitte Bardot raramente foi vista sem o seu cat-eye de estimação. O eyeliner líquido foi inventado nesta década - aleluia! - o que ajudou bastante a aplicação.

Anos 60: Sophia Loren

Era de experimentações, os 60 transformação o cat-eye numa reinterpretação gráfica. Acompanhados de grandiosas pestanas, o duo cat-eye + máscara em dose dupla marcou presença em rostos como o de Sophia Loren.

Anos 80: Madonna

Nem só de sombras azuis e permanentes se fizeram os anos 80. O cat-eye ganhou carisma punk e foi reutilizado de forma mais solta (e sim, mais esborratado).

Anos 90: Jasmine

Porque é que Jasmine é a princesa preferida de tantas raparigas? Suspeitamos que tem a ver com as suas skills de maquilhagem fantásticas (e, claro, o seu cat-eye).

Anos 2000: Lauren Conrad

Lauren Conrad, The Hills, cat-eye. É mesmo preciso dizer mais?

Anos 2000: Amy Winehouse

<3

2019

Hoje o cat-eye está em todos os rostos, reinventado a cada estação com novas ideias de quem gosta de brincar com a maquilhagem. Sem nunca perder a ponta arrebitada e a possibilidade de nos abrir o olhar como mais nenhum técnica consegue. Ele quase nos põe a ronronar.