Basta um pequeno scroll pela página de Instagram de Terry Barber para perceber a alma do seu trabalho. O lendário makeup artist britânico e Diretor de Makeup Artistry da MAC Cosmetics encontrou em David Bowie o fascínio pela maquilhagem e a ideia de "tornar indistintas as linhas que separam os géneros" o fascinam até hoje. E por isso, não é de estranhar que o trabalho que mais o marcou foi com Grace Jones para a revista V.

Com uma carreira de mais de 20 anos, podia ser difícil para Terry inovar e encontrar novas inspirações, mas o maquilhador tem uma visão diferente como resultado do seu background. "Quanto menos estilo e Beleza houver à nossa volta, mais o desejamos e procuramos", contou o britânico numa entrevista à Daze Magazine. Uma frase de alguém que cresceu e se formou na área, numa época onde não existiam as redes sociais e a música era um importante veículo de cultura, estilo e expressão. "Naquela época, o que não era o "anti-beleza", era tão importante como a beleza. Nós não queríamos parecer normais nem fit in", afirma. A irreverência da sua juventude perdura até hoje e a prova disso não é só o seu trabalho, como também a forma como o apresenta ao seu público. Se pudesse descrevê-lo com apenas uma palavra, Terry escolhe "crueza" e é fácil perceber o porquê.

Donald Trump, Boris Johnson, comida, sofás, sanitas, ferramentas, queimaduras solares são só alguns dos elementos de inspiração concretizados nos trabalhos do britânico. As colagens de Terry Barber vão para além do efeito visual. "Para mim, a Beleza está conectada às emoções, sensações, algo que vai para além do visualmente agradável. E isso é simplesmente lindo. Eu acho que a Beleza, de certa forma, tende muitas vezes para o "feio", pondo-nos à prova", explica o artista. E é disso mesmo que são feitas as imagens que partilha no seu Instagram, segundo o mesmo. "Eu queria fazer algo sincero, baseado na realidade e cru. Queria ser irreverente, divertido, subversivo porque penso que é isso que as pessoas querem sentir quando se vestem. Então pensei: e porque não na Beleza?". E o resultado não podia ser mais fiel.

A visão de Terry é concretizada em pleno nas suas colagens, e a sua genialidade passa de facto por transformar a realidade crua e banal em algo tão belo. E a verdadeira magia é o fascínio que as suas imagens exercem sobre qualquer um que passe pelo seu Instagram.