É impossível não ficarmos fascinadas com os avanços na tecnologia de Beleza. A cada ano, surgem novas e melhores tendências de cuidados com a pele, que nos obrigam a acompanhar o seu acelerado crescimento e adaptar as nossas rotinas de skincare. 2022 foi um ano em grande, mas 2023 promete ser ainda melhor. Fique a conhecer seis das melhores tendências de cuidados com a pele a ter debaixo de olho nos próximos 365 dias.

1. Tecnologia em casa

Em 2023, prevemos ver ainda mais avanços na tecnologia de Beleza. A verdade é que estamos cada vez mais fãs dos gadgets, seja para a limpeza da pele ou tratamento, como os dispositivos de luzes led, microcorrente, entre outros. Tal como os nossos telemóveis (que fazem ligação com os gadgets), também a tecnologia na Beleza vai continuar a receber atualizações de alta potência. Por aqui já estamos ansiosas!

2. Skin Cycling 2.0

Já sabemos de que se trata o conceito de Skin Cycling, alternar entre ácidos esfoliantes, retinol e um simples hidratante para uma pele mais bonita e luminosa. Porém, em 2023, o Skin Cycling 2.0 vai assumir o controlo. O que é este novo termo? Significa que podemos vir a personalizar a nossa rotina consoante as necessidades e a tolerância da nossa pele. Se a pele ficar feliz ao usar produtos esfoliantes e retinóides com mais frequência do que o recomendado no método tradicional, porque não?

O 'Skin Cycling soft' ou suave também promete ser uma tendência. Isso envolve a aplicação de um hidratante calmante e nutritivo em cima do sérum esfoliante ou retinol, para reequilibrar o microbioma da pele e reparar a barreira cutânea com base nas suas necessidades e objetivos.

Niacinamida: 10 séruns com o ativo indispensável dos cuidados de pele
Niacinamida: 10 séruns com o ativo indispensável dos cuidados de pele
Ver artigo

3. Se ainda não usa niacinamida está na altura

Todos os ingredientes de Beleza como o retinol, o ácido hialurónico tiveram o seu momento de brilhar, mas em 2023 será a niacinamida - também conhecida como vitamina B3 - a grande estrela dos cuidados de pele. E tem razões para o ser. O famoso ingrediente é multifuncional, pois ajuda a controlar a produção de sebo, além de ser anti-inflamatório.

4. Skinimalism

Em 2023, as rotinas maximalistas de cuidados com a pele darão lugar ao skinimalismo: rotinas mais rápidas, mais eficientes e mais acessíveis. A altura em que tínhamos uma rotina com dez passos passou à história. Agora que a pandemia (quase) acabou, voltamos às nossas vidas e há menos tempo para fazer as rotinas diurnas e noturnas completas.

O desejo de manter a nossa pele real, com um brilho natural através da maquilhagem, também significa menos produtos, e mais camadas de hidratação e protetor solar, o que é sempre mais positivo.

5. Bodycare 2.0

2023 vai ser incrível para quem quer tratar a pele do corpo tão bem quanto a do rosto. Mas não estamos só a falar de cremes e óleos corporais. Ingredientes populares para o rosto, como retinol e AHAs, vão chegar cada vez mais aos nossos corpos. Veremos um aumento de produtos para o corpo que tratam de necessidades e áreas específicas, como cremes, séruns corporais e sabonetes.

6. Produtos para a menopausa? Sim!

É verdade que a palavra menopausa tem sido cada vez mais pronunciada na indústria da Beleza, mas em 2023 vamos assistir a um aumento significativo. Veremos mais foco e visibilidade para mulheres com mais de 40 anos, assim como as suas necessidades de cuidados com a pele. Cada vez mais as marcas estão a normalizar a discussão sobre os sintomas da menopausa - como perda de colagénio e desidratação da pele - e a apostar em gamas completas de cuidados com a pele com ofertas dedicadas especificamente durante e após a menopausa.