Certamente já deve ter reparado que o aroma dos perfumes varia dependendo de quem os está a usar. Aquele perfume da amiga que adorou e, que afinal, não fica assim tão bom em si ou vice-versa. A verdade é que cada pessoa tem um cheiro próprio e único. É o que se chama de odortipo, determinado pelos genes e pela nossa flora bacteriana individual. Por isso, é que o mesmo perfume pode ter um cheiro muito diferente em cada pele. Mas também, fatores como a cor e a textura da pele influenciam a fixação e, consequentemente, a durabilidade dos aromas no nosso corpo.

Cabelo a cheirar aos fritos? 8 perfumes e sprays que vão ser a sua salvação
Cabelo a cheirar aos fritos? 8 perfumes e sprays que vão ser a sua salvação
Ver artigo

Claro que na hora de escolher um perfume, o gosto pessoal fala mais alto, ainda assim, reunimos os principais pontos que deve conhecer de forma a potencializar a sua fragrância. Lembre-se que também é muito importante testar os perfumes. Ao experimentar uma fragrância, devemos sempre esperar um pouco, para deixar o perfume assentar e ver de que forma irá evoluir na pele.

Pele oleosa: aromas frescos e cítricos

As peles oleosas reagem mais intensamente aos perfumes. Por isso, os aromas mais leves e frescos são a melhor opção, como os frutados, cítricos ou florais. Isto porque os óleos libertados pelos poros ajudam a fixar e a amplificar a fragrância, deixando os cheiros mais intensos. Troque os Eau de Parfum, por colónias para assegurar a leveza das notas.

Pele seca: aromas intensos e amadeirados

Ao contrário da pele olesosa, a seca não projeta tanto os odores e o álcool evapora mais rapidamente. Sendo assim, opte por perfumes mais fortes e vigorosos, como os amadeirados e florais ou com notas mais intensas como as especiarias.

Pele mista: a decisão é sua

Numa pele mista, o ph e o teor de gordura são equilibrados, o que significa que o aroma do próprio perfume não será muito alterado. Seja uma fragrância com notas mais suaves ou intensas, a decisão é unicamente sua.

Pele sensível: o mais natural possível

As peles sensíveis são mais propensas a alergias e, portanto, a melhor opção é escolher um perfume o mais natural possível, com baixo teor de álcool. O mais seguro é testar sempre numa pequena área do corpo.

Pele negra: aromas leves e cítricos

A pele negra aumenta a retenção de fragrâncias, o que significa que as notas mais suaves são as ideais. Quer opte por Eau de Parfum ou colónias, escolha aromas com bases floras leves e cítricas, porque vão manter a sensação de frescor o dia inteiro.

Pele clara: aromas fortes e duradouros

Quem tem pele clara sabe a dificuldade que é em manter as fragrâncias no corpo. A durabilidade do perfume, neste caso, é menor. Dessa forma, opte por perfumes com maior fixação como os Eau de Parfum, porque quanto mais leve for, menos tempo o aroma vai permanecer na pele.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.