Já todos sabemos que não há como fugir à mãe-natureza. Ao longo dos anos, a pele vai sofrendo com a perda da renovação celular, o que, somado às agressões do dia-a-dia, como a poluição e o stress, contribui para o aparecimento das rugas, das manchas, da falta de elasticidade e de firmeza na pele.

E quando se ultrapassa a casa dos 40, a principal preocupação é combater os efeitos do envelhecimento. Mas para isso, é fundamental conhecermos a nossa pele e saber qual a rotina apropriada para as suas necessidades.

Estivemos à conversa com a médica dermatologista e estética Dra. Judith Cavalcante, que nos explicou como devemos adaptar a rotina de skincare a partir dos 40 anos, de forma a manter a pele rejuvenescida e radiante.

Quais são as principais diferenças que a pele sente depois dos 40 anos?

"A partir dos 40 é possível perceber que a pele está mais sensível, com maior tendência a ressecar, perda de brilho e aparecimento de rugas finas e poros dilatados. O dano solar acumulado também se manifesta, com o surgimento de manchas. Há ainda perda progressiva de elasticidade e aparecimento de rugas mais profundas", explica.

25 celebridades com mais de 40 anos que ficam fabulosas em biquíni
25 celebridades com mais de 40 anos que ficam fabulosas em biquíni
Ver artigo

Rotina de skincare - Manhã

A Dra. Judith sugere uma rotina simples, com limpeza, seguida de um produto antioxidante e finalizada pelo uso de protector solar.

Limpeza: devemos optar por produtos de limpeza suaves, de preferência com pouco ou nenhum sabão na sua fórmula, e que contenham ativos que reponham a barreira e a hidratação perdidas, como ceramidas e ácido hialurónico. Escolha fórmulas minimalistas – com poucos ingredientes – que moderem nas fragrâncias, corantes e conservantes.

Produto antioxidante: o uso de antioxidantes, como a vitamina C, auxilia no clareamento de manchas e proporciona mais viço. Podem ser usados na forma de creme, para auxiliar também na hidratação.

Proteção solar: o protector solar deve abranger proteção UVB (FPS mínimo de 30) e UVA proporcional, com preferência para fórmulas hidratantes. Os produtos com cor oferecem proteção adicional e ajudam a disfarçar manchas.

Rotina de skincare - Noite

Segundo a especialista, o fundamental aqui é a remoção correta (e suave) da maquilhagem, para evitar irritações e permitir a recuperação da pele durante a noite.

  • É preferível o uso de desmaquilhantes como cleansing oils e leites de limpeza, seguidos do uso de uma espuma ou gel de limpeza gentil.
  • O creme de tratamento deve incluir renovadores epidérmicos (como os derivados retinóides) para melhorar a textura cutânea, viço e fazer algum estímulo de colagénio. Despigmentantes podem ser associados à fórmula para uniformizar o tom da pele. Estes produtos devem ser aplicados em pequena quantidade e iniciados aos poucos (duas a três vezes por semana).
  • Para finalizar, é recomendado o uso de um hidratante rico em agentes nutritivos, de preferência em creme ou loção.

Tanto de manhã como à noite, no contorno dos olhos devem ser usados agentes específicos e testados oftalmologicamente, devido à pele desta região ser mais delicada e, portanto, mais sujeita à irritação. Pelo mesmo motivo, o creme de olhos deve ser aplicado antes, para evitar que as mãos levem o produto do rosto (mais concentrado) para esta zona.

"Quanto ao pescoço, podem ser usados, na maioria dos casos, os mesmos produtos do rosto, com atenção redobrada à quantidade", conclui.

Fique a conhecer na galeria abaixo 15 cremes de noite para peles maduras:

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.