Já todos sabemos que não podemos acreditar em tudo o que vemos na Internet, certo? Certo. A teoria está lá. No entanto, é impossível negar o quão fácil é ficar convencido com algo que vemos online, especialmente, se milhares de pessoas nos tentam "convencer" disso mesmo. E sim, falamos de influencers e influencing. Eis que o jogo foi baralhado.

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Deinfluencing (em português poderíamos dizer "desinfluenciar", embora a palavra não exista) é - mais que uma tendência- um novo movimento na comunidade de Beleza do TikTok. Uma mudança de paradigma que vem contrariar aquilo em que consiste ser influencer, ou seja, influenciar a algo.

Em resposta aos milhares de milhares de vídeos que vemos todos os dias sobre produtos que "temos mesmo de comprar" ou que "não vamos conseguir viver sem", o deinfluencing diz-nos precisamente que podemos "guardar o nosso dinheiro, porque isto não vale assim tanto a pena". Quase como aconselhar dupes (que pode espreitar aqui), mas de forma honesta e até consciente.

Afinal de contas, será que o blush de 40 euros é mesmo o melhor do mundo? Ou 600 euros por um modelador de cabelo vão ser os mais bem gastos da tua vida? Talvez, mas há que ponderar muito bem e não nos deixarmos influenciar por todos os vídeos que vemos. E assim vemos o #deinfluencing ter cada vez mais força, contando já com cerca de 223,5 milhões de menções até ao momento de publicação deste artigo.