Pode-se dizer que o cabelo descolorado e o verão têm uma relação complicada. Daquelas em que se não for mimada e cuidada ao mais pequeno detalhe, corre o risco de ter um final à vista. A verdade é que a ação oxidativa dos raios solares abre as cutículas dos fios de cabelo, facilitando a perda de pigmentos e da proteína capilar. Qual é o resultado? Fios ressequidos, frágeis, baços e sem cor. Por isso é essencial apostar em alguns cuidados e tratamentos específicos para proteger o cabelo descolorado do sol, do mar e da piscina e garantir a sua saúde, brilho e hidratação. Anote as dicas!
1. Usar protetor de cabelo
Usar produtos de proteção contra o sol, sal e cloro é o mandamento número um do cabelo saudável no verão. O filtro UV presente nos protetores de cabelo cria uma barreira contra os raios solares, reduzindo a ação oxidativa sobre os fios. Devemos aplicar sempre antes e também depois da ida à praia ou piscina, para manter os fios protegidos e hidratados.
2. Não esquecer o chapéu, lenço ou boné
Nos momentos em que se for expor ao sol por muito tempo, como acontece na praia, não se deve esquecer de levar uma barreira física, como por exemplo, um chapéu, boné ou um lenço. Além de proteger os fios, os acessórios dão ainda um visual bastante estiloso.
3. Hidratar antes e depois da exposição solar
Manter a hidratação do cabelo em dia é essencial para o proteger dos efeitos do sol no verão. Vai ajudar a combater o ressecamento provocado pelos raios solares e devolver os nutrientes perdidos no dia-a-dia devido à abertura das cutículas dos fios. Quer escolha o condicionador, a máscara, as ampolas ou o óleo, o importante é hidratar.
4. Passar o cabelo por água doce
Depois de mergulhar no mar ou na piscina é muito importante passar o cabelo por água. A lavagem vai fazer com que o leave-in protetor penetre melhor nos fios e ainda ajuda a eliminar o sal e o cloro, responsáveis por desidratar e manchar o cabelo.
Comentários