Se encontrar a base e o tom perfeito para peles claras pode representar uma verdadeira dor de cabeça, a tarefa parecer elevar o grau quando falamos de peles negras. Muitas foram as marcas de maquilhagem envoltas em polémica pelo "esquecimento" de cores escuras no color range das suas bases, corretores ou pós. Numa época onde inclusão é a palavra de ordem, em especial, no mundo da Beleza, cada vez mais as marcas apostam numa boa dose de tons escuros desde os mais quentes aos mais frios. E quando as opções começam a ser cada vez e a escolha fica díficil, a Miranda foi saber junto de um makeup artist quais as melhores bases para peles negras e as técnicas para que o look fique perfeito. Miguel Stapleton dá-lhe as respostas.
"Muitos rostos têm dois tons e devemos respeitá-los", começa o maquilhador por explicar. Pode optar por dois tons de base ou por uma base mais escura e um corrector mais claro, ou uma base líquida mais escura e uma em stick mais clara, como explica Miguel Stapleton, "o tom escuro é aplicado na periferia do rosto e no pescoço, já o mais claro no centro do rosto, na parte superior das bochechas". Para descobrir quais o tons certos, deve testar o mais escuro na mandíbula e analisar com a luz natural. De forma a que a cor não se torne acizentada no rosto, é fundamental que teste a saturação do tom mais claro, sejam base (ou corretor se assim preferir). Tão importante como isto, é o chamado sub-tom, que nas peles negras podem ser cinzentos, amarelados ou avermelhados. "Muitas mulheres cujo rosto tem cores mais vivas têm um tom mais escuro mais avermelhado e um tom mais claro mais amarelado nas maçãs do rosto", explica o maquilhador.
Existe ainda um ponto de extrema importância na hora de escolher a base perfeita para si: o tipo de cobertura e acabamento que procura. Para uma cobertura mais leve, as bases líquidas serão as suas melhores amigas, para uma cobertura mais pesada, pode arriscar numa em stick. Tendo em mente que as peles negras são, por norma, peles com tendência oleosa, devem sempre apostar em produtos oil free e com acabamento de natural a mate. Miguel Stapleton acrescenta ainda a importância de deixar a pele absorver o produto de forma a perceber o comportamento do tom, por exemplo, se oxida ou não, e sempre na luz natural. Dica que também já foi dada pela Miranda aqui.
Comentários