A tecnologia não pára de nos surpreender, e no universo da Beleza estamos sempre à espera de produtos que espelhem as mais recentes descobertas. A impressão em 3D é um daqueles temas que até hoje alberga uma grande expectativa: afinal, é a porta aberta para uma infinitude de possibilidades.

Uma das marcas que tomou nota disso mesmo foi a Chanel, que desde 2007 tem registada uma patente para a produção de uma escova de máscara de pestanas feita inteiramente a partir de uma impressora 3D. Agora, aquilo que começou por ser um projeto acaba de se concretizar. Mesdames et Messieurs, eis a Le Volume Révolution.

máscara Chanel
Máscara Le Volume Révolution, € 35, Chanel

Esta nova máscara tem uma escova feita exclusivamente a partir de impressão em 3D e chega às lojas nacionais a 3 de setembro.

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"As microcavidades na escova permitem que a fórmula da máscara absorva, libertando a quantidade precisa de produto para as pestanas, permitindo construir a densidade para aumentar o volume sem ter de voltar a inserir a escova no tubo de produto", pode ler-se no comunicado oficial da marca francesa. "E graças à 'textura granular' da escova, a máscara fica fixa, aderindo às pestanas mais facilmente. Cada cerda foi impressa e colocada numa escala milimétrica de forma a criar volume, definição e garantir que não há aquele efeito acumulado de excesso de produto", acrescenta o documento.

A marca adianta ainda que este é o primeiro objeto de uso diário a ser impresso a uma escala industrial. Foram necessárias seis máquinas para produzir 50 mil escovas a cada 24 horas, num total de 250 mil escovas por semana - 1 milhão por mês.

Uma coisa é certa: no que diz respeito à impressão 3D, este promete ser apenas o princípio.