De São Paulo para o Rio de Janeiro, Maria Luiza reinicia uma nova vida e vê-se imersa na vibração calorosa da Bossa Nova. A ela junta-se Adélia, Lígia e Thereza. Em plena década de 60, partilham aventuras, tristezas e alegrias sempre ao ritmo da música e do calor de Ipanema. A “Coisa Mais Linda” já vai na segunda temporada. É uma série que para além de abordar a arte musical e as tramas da vida, aborda também o feminismo e, claro, a moda e a Beleza pin up que começava a explorar o mundo, e o Brasil não foi exceção. Eyeliner, batom vermelho e maçãs do rosto rosadas são o combo perfeito para a makeup das protagonistas da série do momento. Damian Brissio é o maquilhador profissional de “Coisa Mais Linda”. À Miranda desvenda, em exclusivo, os segredos dos looks que nos chegam através da Netflix.

De que forma é que a maquilhagem retrata os anos 60?

Retratamos a época usando alguns detalhes icónicos da maquilhagem dos anos 60: pestanas postiças e eyeliner são um clássico que não podia faltar. A sombra azul turquesa também foi um aliada nas nossas maquilhagens, dando um contraste interessante com o figurino e os acessórios. Quanto aos batons, nesta segunda temporada, usámos cores neutras e rosadas para looks mais chiques. Trabalhámos muito bem em conjunto com a figurinista Veronica Julina. Conseguimos em equipa criar uma harmonia na narrativa visual das personagens.

Por ser uma série de época, como é que foi feito o trabalho de pesquisa e investigação?

O registo fotográfico e o cinema da época são sempre fontes de inspiração. Cada personagem tem as suas próprias caraterísticas e é necessário pensar na forma como vivem. Para isso, é essencial definirmos uma linha estética para cada maquilhagem. As histórias das pessoas que viveram naquela época também foram importantes na reconstrução de todo este universo.

Ao longo de todo o trabalho, quais é que foram os maiores obstáculos?

Os momentos de maior tensão foram as festas. Quando temos muitas personagens do elenco e da figuração na mesma cena, torna-se tudo mais stressante. O grande desafio é não atrasar o set e começar a filmar no horário combinado. Quando trabalhamos em projetos de época, o nível de detalhe das maquilhagens e penteados é maior e leva mais tempo a ser feito. Em algumas cenas tínhamos o elenco completo, mais 120 extras e precisávamos que todos tivessem impecáveis e prontos no hora das gravações.

Como é que carateriza os looks de maquilhagem de Maria Luiza, Adélia, Lígia e Thereza?

Malu é rebelde e não gosta de perder muito tempo na maquilhagem. Por isso, decidimos optar por uma pele super luminosa, sombra no tom castanho caramelo e batons neutros para o quotidiano. Quando a ocasião pedia algo mais requintado, usámos batons mais coloridos.

Adélia quebra as estruturas da época e prova que a boa aparência começa por dentro. A sua maquilhagem foi evoluindo ao longo da série. Para o dia a dia, usámos sombras de tons quentes e um hidratante labial cor de cereja. Para as festas, as pestanas foram a chave para marcar o seu olhar profundo. Os batons são mais ousados, sendo os mais utilizados os que estão entre as cor castanha e bordô.

Ligia é uma mulher que deseja uma maior liberdade e autonomia. Quisémos colocar o foco no seu olhar. Para tal, usámos eyeliner no estilo cat eye e sombras em tons de verde. Terminámos o look com uma base translúcida e blush em tons frios.

Theresa é transgressora. No seu look de maquilhagem, destacam-se os tons turquesa e o eyeliner fino. Também usámos sombras em tons cinza e prata com traço inferior em branco e pestanas postiças para os seus looks de noite. Bem no estilo glam à anos 60.

Qual é que foi a makeup que mais o desafiou profissionalmente?

A maquilhagem de Ivone, irmã de Adélia, no concurso de música brasileira. Foi um look desafiador devido ao elevado nível de detalhe e ao pouco tempo para o executar. A maquilhagem tinha sombra dourada, eyeliner duplo e as pálpebras marcadas com sombra castanha. Amei essa makeup!

Batom vermelho e eyeliner é o match perfeito para 2020?

O batom vermelho e eyeliner são clássicos que nunca saem de moda. As tendências mudam, mas essa combinação é intemporal. Para que não se perca a frescura aconselho a não sobrecarregar a pele com base. O traço do eyeliner deve ser perfeito, caso contrário é melhor trabalhar as pestanas para aumentar o volume e dar definição. Também é muito importante que a tonalidade do batom vermelho corresponda ao tom de pele.

Com a pandemia global a ditar  alterações na rotina diária, como é que podemos adotar este look com o uso da máscara de proteção?

Foco no olhar! É o protagonista do momento. Um dica fácil: esfumar o côncavo com uma sombra castanha acobreada e colocar eyeliner. Finalize o look com pestanas postiças. Dá sempre certo!

Percorra a galeria e deixe-se contagiar pela calorosa energia dos looks de Beleza de "Coisa Mais Linda".

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda