Quando se usa óculos, existem dois grandes desafios pela frente na hora de maquilhar: tentar fazer a maquilhagem sem os óculos e fazer com que a mesma combine com as lentes e as armações. Para ambos os desafios, trazemos-lhe as soluções. No primeiro, usar um espelho de aumento, claro, e no segundo, seguir os conselhos de quem percebe do assunto. Por isso é que a Miranda esteve à conversa com a maquilhadora Verónica Rito que nos revelou as suas melhores dicas de maquilhagem para quem usa óculos.
O design da armação, a grossura, a cor e o tipo de lentes podem sim interferir na maquilhagem, mas não é impedimento para deixarmos de nos maquilhar e sentirmo-nos bonitas. "O truque é tentar que a maquilhagem e os óculos sejam o complemento um do outro", explica a makeup artist.

Nesse sentido, devemos focarmo-nos no essencial, evidenciar o que realmente queremos colocar em destaque. Se no seu caso, não for a maquilhagem nos olhos, então deve apostar mais nos lábios, com cores fortes, vivas, algo que vá equilibrar a armação dos óculos com o resto do rosto. Mas se é o olhar que deseja destacar, então tome nota das seguintes dicas:

Corrigir bem as olheiras

As lentes dos óculos tendem a criar sombras nos olhos e, por isso, "é importante neutralizar sempre bem as olheiras, porque não queremos sombras indesejadas atrás dos óculos", aponta.

Abusar na máscara de pestanas

Mas atenção, deve-se optar por uma máscara de pestanas que dê mais volume do que comprimento, porque "as pestanas muito compridas podem bater nas lentes e não é confortável". Curvar sempre as pestanas com a ajuda do revirador é também um passo essencial.

Neutralizar a pele ao máximo

Segundo a profissional, devemos neutralizar sempre bem a pele, para que haja um equilíbrio entre os tons da armação com as sombras da pele. É importante também colocar menos base na zona do nariz, assim como fixar a pele com pó, para que os óculos não escorreguem e removam a maquilhagem dessa mesma zona.

Usar eyeliner: sim ou não?

Claro que sim! Mas com alguma estratégia. A Verónica passa a explicar: "usar eyeliner vai ajudar a criar a ilusão de que as pestanas têm mais volume do que a realidade. Se as lentes aumentarem o tamanho do olho, é preferível usar um eyeliner/risco preto na linha d’água, porque dá a ilusão de que o olho é mais pequeno e está mais fechado. Se for o contrário, as lentes diminuírem o olho, deve-se usar o eyeliner na pálpebra e um lápis nude na linha d’água, para dar a ilusão de que os olhos são maiores".

Evidenciar os limites do olho

"As lentes e os óculos 'apagam' um pouco a maquilhagem e criam sombras nos olhos. Se usarmos sombras muito escuras e carregadas vão de certa forma competir com as sombras que as lentes provocam no olho e não é isso que queremos. O ideal é definir os olhos com sombras neutras (castanho, pêssego) no côncavo e esfumar um pouco por baixo para definir os limites do olho", afirma.

Para quem gosta de evidenciar ainda mais o olhar, pode optar por sombras com brilho, porque este reflete e consegue passar através da lente, dando sempre um toque bonito e elegante.

Escolher os produtos certos

Ter em atenção as fórmulas dos produtos, porque a pele vai libertando os seus próprios óleos e atrás dos óculos tendemos a transpirar mais. Por isso, produtos à prova de água e transpiração são os mais aconselhados, evitando assim que a maquilhagem borrate ao longo do dia.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.