De estudante de Engenharia Química a blogger, para influenciadora digital, empresária e apresentadora de TV. Helena Coelho é um fenómeno. E tudo isso ainda antes dos 30 anos – em contagem decrescente para o 26 de agosto ;)

Se vive em Portugal e adora maquilhagem, de certeza que acompanha a Helena. Portanto, já sabe que depois de diversas colaborações, chegou a vez de finalmente lançar Aura, a tão ansiada marca própria de maquilhagem, em co-criação com a brasileira Quem Disse, Berenice?.

Helena acrescenta agora ao seu currículo a posição de diretora criativa da nova marca de maquilhagem, que estreia no mercado nacional com um total de oito produtos 100% vegan e cruelty-free:

  • uma paleta de sombras com oito tons neutros e três texturas diferentes (mate, cintilante e superbrilho), com alta cobertura e pigmentação;
  • uma máscara de pestanas que promete dar volume e alongar as pestanas;
  • um iluminador adaptável a diversos tons de pele e de longa duração (se segue a Helena, sabe que ela adora um bom iluminador, de preferência aqueles que conseguimos ver até da Lua);
  • um blush pêssego rosado com brilho acetinado, que dá um toque de cor suave às maçãs do rosto;
  • e quatro batons líquidos de longa duração e com efeito mate (Signature nude, 8:44, Truffle e Unbreakable Red).

“Já há muito que sonhava em ter uma marca de maquilhagem própria e fazia todo o sentido que acontecesse em parceria com a Quem Disse, Berenice?”, avança a criadora de conteúdos, que esteve presente em todas as etapas de criação dos produtos, do packaging à formulação e à escolha do nome.

Segundo Helena, “o nome surgiu deste brilho e desta luz que tento sempre passar a quem segue o meu trabalho”. Para saber um bocadinho mais dessa novidade, apresentada ao público a 20 de julho, entrevistei a mãe da Íris.

#Tropicaleza: Helena Coelho partilha connosco a sua aura

Desde o início o nome era esse?
Sim, foi o primeiro e único nome!

Quando e como surgiu o convite para criar a Aura?
Já tinha uma relação longa de parceria com a Quem Disse, Berenice?, e fui a cara de várias campanhas da marca, até que pensámos em fazer algo com a minha curadoria, com o meu gosto, e que fizesse jus ao meu percurso relacionado com a maquilhagem.

Como foi guardar esse segredo por tanto tempo? Com quem podia partilhar os sentimentos e experiências?
Esse segredo foi guardado por quase dois anos mas esses foram os anos mais intensos e desafiadores da minha vida. Fiquei grávida, fui mãe, aumentei a carga de trabalho, passei a trabalhar na televisão, então estava tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo que foi fácil manter o segredo, porque se estava a passar muita coisa ao mesmo tempo! Ia partilhando com a minha equipa e família.

Como foi o processo de criação dos produtos?
Longo e prazeroso! Muitos testes, amostras, reuniões, até chegar às fórmulas que queria e ao design que me agradasse.

Já sabia que queria lançar inicialmente esses (paleta de sombra de olhos, máscara de pestanas, blush, iluminador e batom líquido mate) ou teve de selecionar?
Ponderámos em conjunto o que faria sentido lançar e gostávamos que este primeiro drop da coleção fosse já bastante completo. Decidimos rápido e depois foi passar logo para a parte de amostras e testes de cada um.

A escolha dos tons foi fácil para si?
A escolha dos tons foi. O mais difícil foi mesmo as texturas, a pigmentação, a durabilidade…

Adorei um nome em particular: o do batom líquido mate 8:44. Pode contar como foi a decisão desse nome?
8:44 é a hora de nascimento da minha filha e também a hora em que reconheço que nasceu a "versão 2" da Helena. É uma hora muito especial para mim, que tenho tatuada, e quem me segue assiduamente acaba por se envolver emocionalmente também na minha história, por isso decidi dar esse nome ao meu batom favorito. Sabia que esse ia ser o mais vendido, pela cor que sei que é praticamente consensual e também pela história que tem.

E por que, para já, oito itens? Podemos esperar mais novidades?
Sim, o trabalho continua e a jornada só começou agora!

#Tropicaleza: beleza do Brasil à distância de um clique
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Imagino que a Helena seja procurada por muitas marcas para muitas parcerias. Porquê a Quem Disse, Berenice? O que há de especial entre vocês?
Foi a marca que me permitiu ser livre e criativa e que me abriu as portas para criar! Além da nossa relação longa e especial, é uma marca que admiro e que trabalha de forma exímia. [a primeira parceria entre a Helena Coelho e a Quem Disse, Berenice? aconteceu em 2018. Desde então, acumulam sucessos, nomeadamente o Batom do Beijo e a Celebration Collection, em 2019, e os kits de Natal de 2020, You Are the Star.]

Como é a sua relação com o Brasil?
Amo o Brasil, amo, amo, amo! Já estive lá com a Quem Disse, Berenice?, e foi maravilhoso. A comida, as pessoas, a cultura…

Como é que a mulher portuguesa encara e consome produtos de cosmética?
As portuguesas amam cuidar-se e cada vez mais usam maquilhagem, embora tenham algumas inseguranças em arriscar. Mas cada vez menos :) e eu estou cá precisamente para desmistificar tudo e mostrar como usar maquilhagem a nosso favor!

Outras marcas brasileiras de cuidado com a pele e maquilhagem que adora?
Boca Rosa e Eudora.

#Tropicaleza: Helena Coelho partilha connosco a sua aura

Os produtos da Aura estão disponíveis em quemdisseberenice.pt/aura-by-helena-coelho, nas lojas físicas da Quem Disse, Berenice?, e também através das suas revendedoras.

Trocou o Rio de Janeiro por Lisboa, e de lá trouxe o jeito curioso e a paixão por jornalismo. Por cá, Aline Fernandez aprendeu a amar os desdobramentos da língua portuguesa, e aqui na Miranda vai aplicá-los, e à sua obsessão pela Beleza, explorando a sua relação intrínseca com o Brasil. "Bora?"