Quando se fala de Beleza solidária é praticamente impossível não falar do projecto Viva Glam. Estavamos no início dos anos 90 quando os fundadores da MAC, Frank Angelo e Frank Toskan, decidiram criar um batom cujas receitas revertiam para o fundo MAC Viva Glam, que ajudava (e ajuda, ate hoje) no combate ao VIH/SIDA.

Um ano depois, em 1995, designers como Marc Jacobs ou Vivienne Westwood associavam-se à marca de maquilhagem para criar uma colecção de Alta Costura inspirada no vermelho intenso do batom Viva Glam I. Esta revelou-se como apenas a primeira de muitas colaborações.

25 anos depois, Winnie Harlow recria a campanha que RuPaul fez para o primeiro batom Viva Glam
25 anos depois, Winnie Harlow recria a campanha que RuPaul fez para o primeiro batom Viva Glam
Ver artigo

De Dita Von Teese a Lady Gaga, Sia, Miley Cyrus, Elton John ou Fergie, muitas foram as personalidades, sobretudo do meio artístico, que deram o rosto e voz à causa.

Agora, 25 anos depois, e após a recriação da emblemática campanha, a marca decidiu lançar uma edição especialíssima do mítico batom. Coberto a glitter vermelho, o batom Viva Glam 25 chega às lojas da marca a 1 de maio. Seguindo a política de sempre, de acordo com o comunicado oficial enviado à redação, cada cêntimo da venda dos batons Viva Glam - excluindo o IVA - será doado a "organizações que apoiam a saúde e os direitos de pessoas de todas as idades, raças e géneros".

Viva Glam
Viva Glam Batom Viva Glam 25, € 19,50, MAC

Se estava à procura de um bom motivo para comprar um batom vermelho, este pode ser isso mesmo.