Se há série que está a apaixonar o mundo é 'Pam & Tommy'. "A história de amor mais vendida de todos os tempos" é assim que se intitula a trama que nos dá a conhecer o intenso relacionamento amoroso da sensual atriz Pamela Anderson (Lily James) com o rebelde Tommy Lee (Sebastian Stan), baterista da banda de hard rock norte-americana Mötley Crüe. Mas esta não é só uma história de amor, é uma história que retrata a divulgação não autorizada da viral sex tape do casal.
E o que temos a dizer sobre os visuais destas duas icónicas personagens que tanto marcaram a cultura pop? "Irreconhecíveis", "perfeitos", "iguais" e "mind-blowing", são alguns dos adjetivos que andam a circular por tudo o que é rede social em relação à transformação de Lily James e de Sebastian Stan em Pamela Anderson e Tommy Lee, respetivamente.
Porque a Miranda quer sempre saber mais, esteve à conversa com David Williams, maquilhador da série, que já conquistou três Emmys ao longo da sua carreira. Dos delineados lábios às rebeldes tatuagens, damos-lhe a conhecer tudo sobre a Beleza da série mais caliente do momento.
Vamos recuar até aos bastidores da série. Conte-nos um pouco sobre o processo de trabalho da equipa de caraterização que transformou Lily James em Pamela Anderson.
Lily começava todas as manhãs por enrolar o cabelo com Barry Lee Moe (Chefe do Departamento de Cabeleireiro). Depois é que se deslocava para o trailer de maquilhagem e começava a sua transformação, com próteses de testa e mamárias, maquilhagem, aparelho dentário, unhas de acrílico e lentes de contacto.
Peças de "sobrancelha de renda" foram feitas e aplicadas na prótese da testa. Contorno e destaque foram usados para realçar a diferença estrutural da mesma. A maquilhagem do período e da personagem foi ditada pela trama e, em seguida, foi aplicada para finalizar o seu visual. Por fim, Lily voltava, de novo, a Barry para que colocasse a peruca. Este processo levava cerca de quatro horas diárias. Os talentos de uma equipa excecional tornaram isso possível: Jason Collins, da Autonomous FX (designer de próteses), Mo Meinhart, Jennifer Aspinall e Abby Lyle, trabalhavam vários dias e horas com as suas próteses.
E qual foi o ponto de partida para todo este intensivo trabalho?
Comecei por examinar a multiplicidade de imagens disponíveis de Pam, contrastando-as com as de Lily. Estrutura e forma foi por onde começámos a construir. Foi assim que surgiu o uso de uma prótese de testa. Resolveu dois problemas para nós: criou uma linha do cabelo mais para trás e cobriu as sobrancelhas cheias de Lily para que pudéssemos aplicar as de "renda".
De que forma é que a maquilhagem foi crucial para o resultado do visual?
Um pouco de maquilhagem fará de nós o que nós não somos. O visual que criámos é projetado para auxiliar o ator no seu processo. Muitas vezes, mesmo na vida quotidiana, a forma como olhamos por fora pode afetar como nos sentimos por dentro. Na maquilhagem de personagens, isso é especialmente verdadeiro. Lily já discutiu em entrevistas como o nosso processo a ajudou a criar Pam. Posso garantir que não houve melhor estudante de Pam e melhor pessoa para a interpretar do que Lily James. Nunca vi uma atriz trabalhar com a dedicação e habilidade que Lily tem.
Quando se trata de Tommy, como descreve o processo de maquilhagem e tudo sobre o seu visual grunge e rebelde?
A equipa de Sebastian tinha a tarefa diária de três horas de aplicar as extensas tatuagens e piercings do Tommy. Bill Myer e Dave Snyder aplicaram meticulosamente mangas inteiras, corpo, costas e tatuagens nas pernas de Sebastian Stan. Para fins legais, as tatuagens tiveram que ser ligeiramente alteradas para não corresponderem exatamente à obra de arte original. A Autonomous FX espelhava artisticamente os designs originais de Tommy. Coberturas de mamilo foram aplicadas para os anéis de mamilo de Tommy.
Os pêlos faciais de Sebastian foram moldados ao estilo "mosca" para melhor replicar os de Tommy e ele usava um piercing no nariz. Sebastian também usava lentes de contacto castanhas. Houve um pouco de arte criativa envolvida em alcançar o visual de estrela do rock versus estrela de cinema para Sebastian, porque ele é tão bonito!
Qual foi o look foi mais difícil de recriar?
Pam e Tommy foram os que passaram mais tempo na cadeira, mas todas as personagem passaram um tempo considerável comigo. Os detalhes de cada look, incluindo Seth Rogan (Rand), Nick Offerman (Miltie), Taylor Schilling (Erica), os Mötley Crüe e outros, foram importantes para criar todo o ensemble.
A influência dos anos 90 está muito presente em toda a história. Onde podemos encontrá-la nos looks de maquilhagem?
A maquilhagem dos anos 90 começou com um visual bem natural, em comparação com a dos anos 80, que era mais pesada e colorida. Tons castanhos, tons de vinho, de tijolo e nudes, estavam na moda. Em meados dos anos 90, a mania do lábio mais escuro Vamp atingiu o sucesso, estando presente nas personagens ao redor de Pam, que manteve um lábio mais claro e um pouco exagerado, e um olho mais escuro para a maioria dos seus looks icónicos. O “biquinho” e as unhas de acrílico foram uma tendência na década de 90.
Como maquilhador, quais foram os maiores desafios que enfrentou?
Credibilidade e autenticidade são a chave para o sucesso em recriações de personagens que vivem no zeitgeist da América. Era crucial fazer justiça às personagens e criar looks que recriassem as personagens e aprimorassem o processo dos atores, sem nunca tirar o público da história.
Comentários