A Garnier tem um rótulo que ajuda os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis. Veja como interpretá-lo!

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Considerada como a primeira marca de Beleza natural, a Garnier trabalha todos os dias para reduzir o impacto ambiental, através do seu projeto Green Beauty. Agora, os seus rótulos ajudam os consumidores a tomar decisões mais amigas do planeta. Uma novidade que vem melhorar a experiência de consumo.
A Garnier tem um rótulo que ajuda os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis. Veja como interpretá-lo!

Das águas poluídas ao desperdício de plástico, a urgência em lutar por um planeta mais sustentável está na ordem do dia. As marcas de Beleza posicionam-se na linha da frente desta luta. A Garnier é uma delas.

Em 2017, assumiu o compromisso de ser mais transparente ao descodificar a lista da Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos (INCI) em alguns dos seus produtos, de forma a revelar a origem dos ingredientes. Assim se iniciou um ciclo de mudança.

Um rótulo amigo do consumidor e do ambiente

Já em junho de 2020, a Garnier respondeu às necessidades dos consumidores: lançou rótulos com a descrição do impacto social e ambiental dos respectivos produtos. Desta forma, passou a ajudar os consumidores a fazer escolhas de consumo mais sustentáveis.

Aprenda a ler o rótulo

Este sistema de rótulos tem em conta todo o impacto. Cada produto é classificado comparativamente a outros produtos relevantes do Grupo L'Oréal. Para compreender melhor, esta classificação vai de A até E, com produtos de classificação A a terem menor impacto para o planeta, sendo que os produtos de classificação E apresentam um maior impacto.

Bureau Veritas é uma organização que tem como objetivo indicar padrões de qualidade na produção, comercialização e respeito ao meio ambiente por parte das empresas de todo o mundo.

Desenvolvida em estreita colaboração com especialistas internacionais e verificada pela Bureau Veritas, esta ferramenta é um exclusivo no mercado de produtos de Beleza e está alinhada com os padrões da pegada ambiental dos produtos europeus e com o conceito de limites do Planeta do Centro de Resiliência de Estocolmo, que define os limites ambientais e climáticos que devem ser preservados.

Constata-se que nos últimos anos o impacto de milhares de produtos de Beleza foi avaliado através do seu ciclo de vida, o que inclui o fornecimento de ingredientes, embalagens e fabrico do produto, bem como o impacto durante a utilização do produto e a reciclagem.

Em cada passo, presta-se atenção a 14 importantes critérios de impacto que estão assentes em oito categorias:

  1. Alterações climáticas
  2. Recursos hídricos
  3. Qualidade da água
  4. Biodiversidade
  5. Acidificação
  6. Ozono
  7. Qualidade do ar
  8. Recursos da terra.

Com o lançamento em França nos produtos de cabelo, a Garnier lançou o seu rótulo exclusivo destacado internacionalmente e expandiu-o para abranger também os produtos de cuidados da pele. Sabia que o rótulo com o impacto do produto está agora disponível em 20 países? Com Portugal incluído.

A Garnier tem um rótulo que ajuda os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis. Veja como interpretá-lo!
Uma ferramenta que melhora os produtos

Através de análises forenses, a Garnier fez um estudo sobre toda a pegada de carbono. Sabe-se agora que a utilização faseada é responsável por 81% da pegada ambiental do champô e 63% do condicionador.

Este conhecimento poderá ajudar a marca a uma maior inovação sem utilizar água, como por exemplo através de inovações de enxaguamento rápido e iniciativas que ajudam a reduzir todo o impacto.

Produtos com novas fórmulas (com ingredientes 99% veganos) mais amigas do ambiente
  • Os condicionadores Delicadeza de Aveia e Azeitona Mítica têm agora até 97% de ingredientes de origem natural, oferecendo o mesmo desempenho com uma melhor pegada ambiental. Deixaram de ter classificação D para terem agora classificação B.
  • Os óleos de tratamento capilar têm agora um menor impacto, passando da classificação E para a classificação A.

Conheça os produtos de grau A: 

Acesso fácil aos produtos com a tecnologia

Desde que a Garnier lançou os novos condicionadores sem enxaguar, a marca começou a fornecer um QR code nas suas embalagens que melhoram a experiência de consumo, com uma maior oferta de informação, tutoriais, compromissos, sem esquecer o impacto social e ambiental presentes no rótulo.

O compromisso da Garnier para uma Beleza mais sustentável, inicialmente pretendido para 2025, já ocorre desde 2021:

  1. Mais solidariedade e inclusão: Em 2021, 1.214 comunidades foram apoiadas através do programa Solidarity Sourcing. Em 2025, a meta é atingir 1.500 comunidades. Através do programa Plastics for Change, houve 2.473 beneficiários diretos e 815 indiretos.
  2. Mais embalagens recicláveis e recicladas: Garnier poupou 12.000 toneladas de plástico virgem através da reciclagem, representando 31% do consumo anual de plástico de Garnier. 70% do plástico PET veio de materiais reciclados e não havia rótulos metálicos que dificultassem a reciclagem. Em 2025, as expectativas são ainda mais ambiciosas, já que está prevista a utilização de zero plástico virgem em produtos e embalagens. Atualmente, 74% das embalagens já são recicláveis e 57% feitas de materiais renováveis ou reciclados. Até 2025, Garnier usará zero plástico virgem e embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis.
  3. Ciências e fórmulas green: Em 2021, 90% dos ingredientes de origem natural eram de origem sustentável e em 2023 serão 100%. Especificamente, em fórmulas de cuidados com o cabelo, foi alcançado o marco de 88% de biodegradabilidade. Mais de 99% dos ingredientes são vegan, assim como mais de 80% das fórmulas. Em 2021, 65% dos ingredientes eram de origem natural ou derivados e em 2030 irão alcançar os 95%.
  4. Mais energias renováveis: No ano passado, houve uma redução de 55% no consumo de água das fábricas em relação a 2005. Por sua vez, 62% dos centros industriais são neutros em carbono e zero resíduos para aterro, que está estimado até 2025 que seja 100%.
  5. Produtos com o selo de aprovação da Cruelty Free International: Todos os produtos Garnier são aprovados pela Cruelty Free International no âmbito do programa Leaping Bunny e 99% dos produtos novos ou recondicionados têm um melhor perfil ambiental ou social.
A Garnier tem um rótulo que ajuda os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis. Veja como interpretá-lo!
Alguns dos produtos Garnier que ostentam amigo do consumidor e do ambiente, facilitando assim a escolha mais consciente dos seus produtos de Beleza

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