Fotografias de desfiles, imagens de produtos, campanhas de publicidade: tudo isso faz parte das clássicas contas de Instagram das marcas de Beleza. Mas não da novíssima @guccibeauty, a conta dedicada inteiramente à "visão de beleza" do actual director criativo da marca italiana.

Se no último desfile da Gucci, Alessandro Michele nos levou para um universo fantástico de dragões, aqui a viagem é até galerias de Arte, "com uma série de obras que atravessam a História, género, cultura e geografia".

O lançamento desta nova plataforma de comunicação da marca surge dias antes da apresentação da colecção Primavera-Verão 2019, na Semana de Moda de Paris. No futuro, o objetivo passará, de acordo com a marca, também por partilhar os novos lançamentos, projectos e looks de Beleza de desfiles, bem como as colaborações com artistas, algo recorrente na Gucci.

Estará Gucci Beauty a caminho?

A criação desta conta focada unicamente na Beleza levanta suspeitas de que a marca possa estar a preparar-se para reforçar a sua presença neste departamento. Na verdade, desde a entrada de Alessandro Michele na Gucci, em janeiro de 2015, que a etiqueta italiana tem aumentado vendas e assumido evidente protagonismo: em 2017 foi a marca mais popular do ano, de acordo com um relatório da Lyst com o Business of Fashion.

Shiseido relança-se na maquilhagem e estas são as primeiras imagens
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O interesse de Michele por este universo não é desconhecido. Se o fosse, seria confirmado com o lançamento da sua primeira fragrância, Bloom, no ano passado, e da consequente Bloom Acqua di Fiori, esta primavera. Ainda assim, aparte da perfumaria, a cosmética ainda não mereceu a atenção do designer.

A maquilhagem Gucci

Passou despercebida e hoje é difícil - senão impossível - encontrá-la à venda fisicamente, mas a Gucci chegou mesmo a lançar uma linha de maquilhagem. Corria o ano de 2014 e tudo parecia promissor: a marca agarrou Charlotte Casiraghi para rosto da colecção, que fora criada pela então directora criativa Frida Giannini e pela maquilhadora Pat McGrath, antes sequer de esta última ter marca própria.

No entanto, e apesar de a linha - que incluía produtos de olhos, batons, e rosto - ter dito boas críticas e provocado entusiasmo, a aposta na makeup acabou por se revelar um evento esporádico e não tendo qualquer continuidade.

Será desta?