Em conversa com a minha manicure (será que sou só eu que não gosto muito desta palavra...?), percebi que ainda estamos muito presas às banalidades das unhas. Ou usamos uns nudes ou usamos preto ou – o clássico – vermelho que vai bem com tudo.

Graças ao Instagram, tenho descoberto que a nail art há muito tempo que deixou de ser 'brega'. Sim, esqueça os piercings nas unhas, as extensões intermináveis ou até aquelas modas ridículas como ter pequenos aquários nas pontas dos dedos. É possível ter unhas bonitas e elegantes, saindo do tradicional sem nunca entrar no mundo do piroso. Confesso que estou sempre ansiosa por voltar a ir arranjar as minhas unhas e tenho, até, uma pasta no Instagram cheia de fotografias que quero recriar. Pois hoje partilho consigo algumas das minhas inspirações.

@paintboxnails

Um estúdio no SoHo, em Nova Iorque, mostra como as unhas podem ser minimalistas, mas mesmo assim tão elegantes. Adoro o facto de que, todos os meses, partilham combinações de cores para se coordenarem nos vários estilos que têm. As minhas favoritas? Sem dúvida as geométricas em tons pastel – que foi o que fiz mais recentemente nas minhas unhas.

@nyahnailartist

O uso do negativo, das folhas metálicas e do abstracto. Pode ser demasiado para quem está habituado a unhas simples, mas esta é capaz de ser a conta de Instagram que me fez olhar para desenhos nas unhas com uns olhos totalmente diferentes. Será que sou eu que identifico isto como algumas peças de cerâmica? Acho lindo!

@ninanailedit

#BemMeQuer: 4 marcas a trazer dos EUA
#BemMeQuer: 4 marcas a trazer dos EUA
Ver artigo

Fotografias com as mãos em jeito de garra mas com unhas sempre impecáveis. E aqui há de tudo: desde o mais simples e mais elegante, ao mais colorido e 'diferentão'. Mas tudo cheio de bom gosto. As que estão na imagem que escolhi para vos mostrar, são, sem dúvida, as minhas favoritas. E já foram recriadas imensas vezes – e eu entendo porquê, to be honest. Será que ainda as vou ter nas minhas unhas?

E agora vocês perguntam: mas por cá existe alguém que trabalhe as unhas assim? Claro que sim! Se quiserem arriscar e sair fora da vossa zona de conforto, recomendo a Katerina da Vanity Poison e as meninas do Moscow Beauty Bar, ambas em Lisboa.

Mafalda Beirão é a autora inspirada das histórias do blogue Malmequer, como ela refere, "a extensão de tudo aquilo que eu sou e que eu mais gosto". Formada em Psicologia, encontrou na comunicação o seu drive.