Com a moda a ser o centro das atenções em Paris, Portugal procurava, nos anos 80 e 90, fazer frente à moda parisiense com o aparecimento não só de talentos no universo do design, mas também de modelos, que, com a sua Beleza e carisma, levaram o país às capitais de moda internacionais.
Sofia Aparício é um dos nomes icónicos da indústria. Começou a carreira aos 13 anos pelas mãos do estilista e cabeleireiro José Carlos e tornou-se numa referência também na televisão com o programa de moda “86-60-89”, transmitido na RTP.
Portugal foi mais além com Yolanda Lobo, que, em 1981, conseguiu um feito nunca antes realizado: a primeira portuguesa a desfilar em Paris. Por falar em feitos, Xana Nunes foi a estrela da primeira capa de uma revista de moda em Portugal, a Máxima.
Apesar do seu apogeu ter-se verificado em 1980 e 1990, a formação começou a ser uma aposta na década de 70 com Brian McCarthy, inglês que ensinou as técnicas e os truques para desfilarem e posarem para as câmaras.
Passaram-se mais de 40 anos desde que a moda — a par e passo com a Beleza — ganhou expressão em Portugal. A Miranda dá-lhe a conhecer a evolução de Beleza dos modelos que deram o pontapé de saída para o crescimento desta indústria que tem, hoje, nomes que conquistam as passarelas mais cobiçadas do mundo, como Chanel, Saint Lauren e Dior.
Comentários