A Claus Porto já tem a sua primeira loja internacional, num dos bairros mais groovy, em Nolita (NY), no número 230 da Elizabeth Street. O espaço tem aproximadamente 50 m2 e é um projecto do atelier Tacklebox Architecture, fundado em 2006, com sede em Brooklyn, e seleccionado pelo AIANY's New Practices New York Award, em 2010, como um dos sete melhores colectivos no âmbito do concurso que leva a cabo a cada dois anos. O projecto desta primeira loja da Claus Porto em Nova Iorque obedeceu à direcção do arquitecto Jeremy Barbour.
O design da loja, que é uma homenagem à arquitectura e tradição portuguesas, inclui um arco com 12 metros de comprimento, peça dominante, inserido no piso térreo do edifício (datado do início do séc. XIX), e uma alusão à Estação de São Bento, cujo projecto foi inicialmente apresentado em 1887 – o mesmo ano de nascimento da Claus Porto. Este arco simboliza um portal através do qual os visitantes e clientes entram... no espaço e no universo encantador de aromas únicos da Claus Porto onde poderão descobrir os 131 anos de savoir-faire da marca portuguesa.
Com 1500 “azulejos” em forma de diamante facetado, produzidos a partir de cortiça triturada, esta peça lembra a fachada da Casa dos Bicos e acolhe os produtos da marca em nichos esculpidos na cortiça, em jeito de obras de arte.
No coração do espaço encontra-se um lavatório esculpido a partir de um bloco maciço de mármore de Estremoz – o mesmo que deu origem ao lavatório da Flagship Store do Porto –, numa alusão à pia baptismal e à celebração do ritual diário da limpeza.
Ao entrarem na loja, os visitantes são recebidos por um diploma que certifica que a Claus Porto recebeu uma medalha de ouro na Exposição Universal de Saint Louis de 1904 – um de uma série de objectos que integram a pequena galeria histórica, composta por uma série de antiguidades e fotografias que contam a história da marca.
Depois da abertura da primeira loja da marca em Lisboa em 2016 e da Flagship Store do Porto em 2017, esta é a terceira loja própria da Claus Porto. A marca está presente em cerca de 60 países e é vendida nas melhores lojas do mundo, incluindo a Bergdorf Goodman, Neiman Marcus, Nordstrom e Anthropologie nos Estados Unidos, Liberty London no Reino Unido, The Conran Shop no Reino Unido e em França, Le Bon Marché e Printemps em Paris, entre outras, e online em Net-a-Porter e Mr Porter.
Sobre Jeremy Barbour e Tacklebox
Jeremy Barbour é o fundador da Tacklebox Architecture, um atelier de arquitectura sediado em Nova Iorque com um extenso portfólio nas áreas do retalho, escritórios, habitação e design de mobiliário. Com projectos desenvolvidos para marcas como a Aesop, 3.1 Phillip Lim, Kenneth Cole e Shinsegae, o trabalho da Tacklebox Architecture já foi objecto de vários prémios e mencionado em mais de 75 publicações internacionais.
Em 2010, a Tacklebox Architecture foi uma das sete empresas selecionadas para o AIANY's New Practices New York Award, uma competição bienal que reconhece os melhores novos ateliers de arquitectura de Nova Iorque. Em 2018, a Tacklebox integrou a lista dos 50 Melhores Ateliers de Arquitectura de Interiores do Architect's Newspaper. Jeremy Barbour tem um Master of Science em Advanced Architectural Design da Graduate School of Architecture, Planning, and Preservation da Columbia University e um Bachelor of Architecture da School of Architecture + Design da Virginia Tech.
Jeremy é Professor Adjunto na Parsons, the New School for Design, onde ensina Arquitectura, e há 12 anos que dá aulas em várias universidades, incluindo a Columbia GSAPP, o New York Institute of Technology, o Pratt Institute e a School of Architecture. Barbour já apresentou e exibiu o trabalho da Tacklebox Architecture em numerosos locais, entre os quais o AIA Center for Architecture, Columbia, GSAPP, the New School for Design ou o Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo.
Onde fica: 230 Elizabeth Street, NY, NY 10012
Horário: Segunda a Domingo, 11:00-20:00
Contacto: +1 646-609-2922(3)
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