A loja fica em frente a uma rua principal repleta de outras lojas, de vários tamanhos, no centro de Nagano. O plano previa a renovação de um espaço que combinava duas funções, loja e residência, e que existia naquele lugar há mais de 50 anos. O projecto de recuperação e renovação esteve a cargo do atelier Poten-Poten.

Além da função de salão de beleza, também era necessária uma ampla gama de outras funções, incluindo espaço central / vital, zona reservada a venda de produtos diversos e uma sala de exposições, sala de trabalho e espaço para eventos dirigidos à comunidade.

Espaços de Beleza: o novo cabeleireiro do bairro

Logo, o objectivo passava por garantir a flexibilidade de resposta de forma a que estas diversas funções coexistissem, removendo para tal as paredes divisórias que antes haviam dividido a estrutura em espaços mais pequenos e dar origem a uma área de dupla altura, removendo parte do piso do segundo andar.

Espaços de Beleza: o novo cabeleireiro do bairro

Foi criada uma composição espacial, aninhada, construindo-se uma “caixa”, com acabamento no estilo japonês shitami itabari, no interior do edifício. Este volume funciona como um olho quando visto da rua, enquanto dá uma sensação de centralidade ao espaço único, agora criado com a remoção das paredes divisórias.

Espaços de Beleza: o novo cabeleireiro do bairro

O objectivo não passava por um simples conceito binário de quais as partes do edifício existente deveriam ser mantidas e quais deveriam ser substituídas. O objectivo era algo intermédio, de modo a misturar o contraste entre o antigo e o novo.

Espaços de Beleza: o novo cabeleireiro do bairro

Parte deste “cuidado intermédio” passou por branquear e lixar os revestimentos. Em vários pontos, a superfície foi marcada pelo escurecimento devido a manchas e sujidades ali depositadas ao longo do tempo, mas felizmente foi possível usar o material original. As colunas, vigas, tecto e outros elementos foram branqueados, e o piso foi lixado e polido até que tudo se aproximasse da condição do material de base.

Espaços de Beleza: o novo cabeleireiro do bairro

A mesma premissa de “cuidado intermédio” foi aplicada em zonas onde a deterioração era mais marcante, e de mais drástica solução, sem deitar o fora o existente. Toda a secção do átrio foi pintada de branco, mas as inevitáveis rachas e outras falhas que ocorrem com o tempo foram deixadas nas vigas, sem tentar preenchê-las, e o material de construção foi deixou no átrio, em jeito de 'nicho'.

Espaços de Beleza: o novo cabeleireiro do bairro