A Billie diz que há 100 anos que as marcas de lâminas ignoram os pêlos do corpo feminino na sua comunicação. Não sabemos precisar se foi há tanto tempo, mas sabemos que sempre nos pareceu estranho vermos anúncios em que as protagonistas depilavam pernas, virilhas e axilas que não tinham qualquer vestígio de pêlo à vista. Somos só nós que usamos as lâminas para retirar efetivamente pêlos do nosso corpo? Surpresa: não.

Há muito que os pêlos fazem comichão à opinião pública. Cada vez que alguém decide aparecer com aquilo com que todos nascemos, isto é, uma boa quantidade de pêlos, é o horror, o drama, a devastação. Por muito que a depilação seja uma escolha (surpresa outra vez) a forma como as mulheres decidem apresentar o seu corpo continua a ser alvo de censura. Porque é que ninguém se passa quando vê um bigode? Mas se falarmos de pêlos nas virilhas de uma mulher...

Há um ano atrás, a Billie, a primeira marca dedicada às lâminas para mulheres, criou o Body Hair Project para tentar mudar o discurso (pontos extra para a Billie porque é uma marca de depilação a dizer às mulheres que é ok não o fazerem). Agora, há uma nova campanha que se foca no facto de todas as mulheres já terem um corpo de verão à partida - com ou sem pêlos. "Esperamos acabar com o estigma relacionado com os pêlos corporais para sempre este verão", disse a marca.

Corpo de Verão: porque temos de parar de usar esta expressão
Corpo de Verão: porque temos de parar de usar esta expressão
Ver artigo

Intitulada Red, White and You Do You, a campanha mostra várias mulheres e os seus respectivos pêlos em várias situações típicas de verão, como um mergulho na piscina ou um dia de praia. O tema está relacionado com o Fourth of July [4 de julho], data em que os EUA celebram a sua independência - a mesma que as mulheres ainda lutam por conquistar um pouco por todo o mundo e em diferentes aspectos. Sim, como os pêlos.

Parte do projecto Body Hair, a marca quer ainda criar um repertório de imagens reais - e peludas - do corpo feminino e encoraja qualquer pessoa a fazer upload de uma fotografia sua utilizando o hashtag #projectbodyhair.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda