É difícil não falar sobre esta nova eau de parfum masculina de Narciso Rodriguez, Bleu Noir, numa revisitação sublime de Bleu Noir Eau de Toilette, lançada em 2007. Ainda mais quando o segmento masculino de perfumes mass market anda tão enfadonho no que respeita a lançamentos que surpreendam e nos desafiem.
É sempre arriscado revisitar uma fórmula e a partir dela criar algo novo e especial. E se facilmente conseguimos concluir que geralmente a primeira versão é sempre melhor que as que lhe seguem, a verdade é que neste caso Narciso Rodriguez conseguiu demonstrar que a excepção faz a regra. Este é um perfume que merece ser cheirado.

Como uma noite de lua cheia, em que o azul do céu escuro é quase preto ou preto escuro quase azul, esta eau de parfum apresenta-se misteriosa, moderna e elegante. Uma composição que nos faz viajar, assim que a sentimos e nos deixamos envolver pela sua história olfactiva sensual e sorrateiramente provocadora.

Este é um perfume que merece ser cheirado

O início é spicy fresco, com uma noz moscada e um cardamomo a fazerem as honras da casa. Confesso a minha adição a esta dupla de aromas. A noz moscada, quente e picante, tão marcante como em Amber Pour Homme da Prada e que fez dela uma das mais belas fragrâncias masculinas, criado por Daniela Andrier e lançada em 2006; ou o cardamomo, aromático, fresco e ligeiramente picante, em parte responsável pelo sucesso do extraordinário Déclaration de Cartier, criado por Jean-Claude Ellena e lançado em 1998. Se gostar de Bleu Noir Eau de Parfum, recomendo que revisite estes dois e procure identificar estes aromas.

#OPerfumista: Rodriguez inspira-se numa noite de lua cheia para o seu novo perfume

Este, e outros sedutores natos

Voltando a Bleu Noir Eau de Parfum, devo dizer que é um sedutor nato, intenso e claramente masculino. Depois das notas de entrada, desafiadoras e picantes, na dose certa, seguem-se o almíscar como uma assinatura de Narciso Rodriguez, que assume a sua adição a este aroma presente em todas as suas criações perfumadas e que aporta uma atracção e magnetismo bem característico e especial.
O corpo e estrutura, seguro e elegante, revela uma base de madeiras em que se destacam o ébano e o cedro que, se não bastasse, se apresentam na companhia do sempre intrigante, sexy e puro vétiver. Sim, reconheço que também sou um fã de vétiver, com a sua base natural, seca, amadeirada e aromática por ser um rizoma. Gosto especialmente do vétiver de Java, mais fumado e misterioso que o do Haiti ou Madagascar. Apesar de existirem óptimas propostas que destacam o vétiver, sugiro que o descubra em Javanese Patchoulli de Ermenegildo Zegna. Outro incontornável da minha lista.

#OPerfumista: Rodriguez inspira-se numa noite de lua cheia para o seu novo perfume

Esta poção mágica não ficaria integralmente descrita se não referisse o âmbar, que nesta composição acaba por ter um papel de destaque já que se harmoniza na perfeição com o seu aroma, amadeirado e ligeiramente caramelizado, com as notas mais frescas e picantes do início.

#OPerfumista: a que família pertence?
#OPerfumista: a que família pertence?
Ver artigo

Bleu Noir Eau de Parfum foi criado por Sonia Constant que, entre outras, assinou no passado composições como Absolutely Me de Escada, Aqua Allegoria Tiare Mimosa de Guerlain, Strictly de Jil Sander, Fortis de Liquides Imaginaires, Emblem de Montblanc, Noir Extreme de Tom Ford ou mais recentemente, também para Narciso Rodriguez, o Narciso Rouge e Pure Musc For Her, este último ainda não lançado em Portugal, ambos femininos. Não precisa de ir a correr mas, por favor, não deixe de o descobrir numa perfumaria perto de si.

É um apaixonado por aromas e perfumes. Formado em Composição de Perfumes na Cinquième Sens, em Paris, membro da Société Française des Parfumeurs e júri do Prémio Máxima de Beleza, Lourenço Lucena cria perfumes e organiza formações e eventos, em torno deste universo mágico. Adoramos fazer com ele esta viagem olfactiva. 

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.